domingo, 14 de novembro de 2010

Vettel vence corrida tumultuada e se torna o campeão mais jovem da história da Fórmula 1

 
Piloto alemão foi beneficiado pela estratégia de Alonso e Webber que pegaram tráfego

Largando na pole pela décima vez no ano, o jovem alemão Sebastian Vettel venceu o tumultuado Grande Prêmio de Abu Dhabi e conquistou o tão sonhado título de campeão mundial da Fórmula 1. Com a vitória, o alemão superou Lewis Hamilton e se tornou o campeão mais jovem da história da categoria.

Veja a trajetória de Vettel em fotos para ser o campeão da F-1

O título de Vettel fez jus ao esforço da Red Bull em não priorizar nenhum de seus pilotos durante o Mundial. Tal postura, que cegou a ser criticada pelo presidente da FIA, Jean Todt, foi uma resposta ao jogo de equipe da Ferrari, que ordenou que Massa desse a vitória para Alonso na 11ª corrida do ano, no GP da Alemanha.

Após uma largada tensa quando, logo na primeira curva, Schumacher e Liuzzi, da Force India, bateram e abandonaram a corrida, Vettel se manteve na liderança. O acidente fez com que o Safety Car, sem, no entanto, interferir nas posições dos pilotos.

Ultrapassado por Jenson Button na largada, Alonso ocupava a quarta colocação e mantinha postura cautelosa para garantir o tricampeonato. Porém, um erro estratégico dos rivais fez o título cair no colo de Vettel a partir da 12ª volta, quando Webber parou nos boxes, sendo acompanhado por Alonso na 16º.

Adversários diretos na luta pelo título, Webber e Alonso ficaram “engavetados” por Vitaly Petrov da Renault - que fez seu pit stop durante a bandeira amarela - perdendo muito tempo em relação aos demais pilotos.

Para complicar ainda mais a situação, Jenson Button atrasou ao máximo sua parada e parou nos boxes apenas na 40 º volta, retornando na quarta colocação e deixando Alonso e Webber ainda mais distantes.

Na 47ª, Robert Kubica, da Renault voltou dos boxes na sexta colocação, à frente de Alonso e Webber, selando a vitória e o título para o jovem piloto alemão.

Mais uma vez, os pilotos brasileiros não foram bem. Felipe Massa foi o melhor colocado, terminando na décima posição. Rubinho em 12º, Di Grassi em 18º e Bruno Senna em 19º completaram a participação dos brasileiros na temporada 2010 da fórmula.

Largada tumultuada 


Logo que as luzes vermelhas se apagaram, Sebastian Vettel manteve a ponta, enquanto Jenson Button da McLaren ultrapassou Fernando Alonso e assumiu a terceira colocação.

Tudo ia bem até a primeira curva, quando Michael Schumacher e o companheiro de equipe Nico Rosberg se tocaram. Pior para o heptacampeão que rodou e foi atingido por Vitantonio Liuzzi, da Force India.

O acidente forçou a entrada do Safety Car, que permaneceu por 5 voltas. Durante este período, a maioria dos pilotos aproveitou para fazer as paradas obrigatórias nos boxes. Durante a relargada, na sexta volta, não houve nenhuma alteração de posições entre os pilotos.

Vice-líder do Mundial, Mark Webber comunicou problema com o aquecimento dos pneus traseiros e antecipou sua parada nos boxes para a 12ª volta. Alonso, que parou quatro voltas depois, quase foi ultrapassado pelo australiano, que vinha meio segundo atrás, com pneus novos e aquecidos.

Durante as paradas nos boxes, os pilotos que brigavam pela vitória tiveram que negociar passagens com os carros mais lentos até que as posições fossem restabelecidas.

Nesse contexto, a situação do ferrarista Alonso começou a se complicar na 22º volta. Depois de voltar dos boxes, Alonso ficou “engavetado” atrás de Vitaly Petrov em um ritmo inferior aos rivais. Vendo a título escapulir, o espanhol tentou uma ultrapassagem arriscada duas voltas depois e quase tocou o carro do adversário.

Disputando a vitória com Vettel, Lewis Hamilton fez sua parada na volta de número 24, sendo seguido pelo jovem alemão na volta seguinte. Porém, no retorno a pista, Hamilton teve o mesmo problema que Alonso, com o outro piloto da Renault, Robert Kubica.

Para complicar ainda mais a situação de Alonso, Jenson Button atrasou ao máximo sua parada e parou nos boxes apenas na 40 º volta, retornando na quarta colocação. Neste momento, Alonso e Webber ocupavam a oitava e nona colocação respectivamente.

Na 47ª, Robert Kubica voltou dos boxes na sexta colocação, à frente de Alonso e Webber selando a vitória e o título para o jovem piloto alemão.

Após o término da corrida, Alonso se mostrou impaciente com Petrov e chegou a bater boca com o russo, ainda dentro do carro.

6 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

o melhor piloto venceu

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

os que não fizeram jogo de equipe venceram

oliveira disse...

mais um piloto alemão campeão

gouveia disse...

a f1 mostrou que está ganhando quem não faz jogo de equipe

valente disse...

a briga foi boa , o alonso é bom mais o vettel mereceu

vencedor disse...

parabéns vettel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG