terça-feira, 30 de novembro de 2010

População pernambucana cresce 11,08%, aponta IBGE


Estado tem agora 8.796.032 habitantes e a população da capital aumentou 8%, totalizando 1.536.934 pessoas; investimentos públicos e privados motivam crescimento populacional

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou na última segunda-feira (29) os dados do Censo 2010. O resultado mostrou que a população pernambucana cresceu 11,08%, e agora conta com 8.796.032 habitantes. No Recife, o número de pessoas também aumentou: agora a cidade tem 1.536.934, o que representa um aumento de 8%.

Esse resultado revela quantos somos, onde e como vivemos e também pode ajudar a planejar melhor o futuro do país.

O coordenador do Censo 2010 em Pernambuco, Otacílio Gonçalves , explicou que o crescimento populacional se dá por conta de alguns investimentos da política pública e de empresas privadas em algumas regiões: “um exemplo é o polo de confecções, em Caruaru e Toritama. As pessoas podem ser empregadas no próprio município”.

Com o maior número de pessoas, ele aponta o fato de as políticas públicas precisarem se voltar ainda mais para a população, oferecendo mais serviços.

MULHERES
Na capital pernambucana, constatou-se que o número de mulheres é maior em relação ao número de homens. São 827.871 contra 709.063.

“É comum o crescimento maior das mulheres. Mas em alguns municípios é diferente, como em Itamaracá, que tem mais homem do que mulher, por conta dos presídios”, explicou o coordenador.

REDUÇÃO DE HABITANTES
No município de Sairé foi registrado uma diminuição de habitantes. Segundo Otacílio Gonçalves, o fenômeno é explicado pelo êxodo rural, que aconteceu de forma intensa na região. A população migrou para Caruaru e Gravatá em busca de trabalho, uma vez que a cidade estava improdutiva.

A redução populacional atinge diretamente a administração da cidade, uma vez que a parcela de renda  governamental que cabe aos municípios é proporcional ao número de habitantes.

BRASIL
O Censo 2010 contabilizou 190.732.694 pessoas em todo o Brasil. Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.

DADOS ESPECÍFICOS    
As pessoas já podem acessar os micro-dados do Censo 2010 através do site do IBGE. Muitas informações, porém, só serão respondidas com o tempo.

4 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

a população de pernambuco está crescendo graças as investimentos no estado

oliveira disse...

o ibge está de parabéns por esse censo

valente disse...

pernambuco vai crescer muito mais

gouveia disse...

esse números mostram que pernambuco está no desenvolvimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG