terça-feira, 16 de novembro de 2010

Escassez do pós-Senna faz Alemanha empatar com Brasil em número de títulos da Fórmula 1


Quando o brasileiro morreu, alemães não tinham um Mundial sequer

Antes líder entre todos os países no número de títulos na Fórmula 1, o Brasil caiu para a segunda colocação no ano passado, com a conquista do inglês Jenson Button, e agora tem a incômoda presença da Alemanha, que chegou a oito títulos neste domingo (14), com Sebastian Vettel, e empatou com os brasileiros no ranking.

A escassez de títulos após a morte de Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994, é a causa dessa queda brasileira. Quando o tricampeão morreu no acidente da curva Tamburello, em Ímola, o Brasil liderava a lista, com oito títulos, contra seis da Inglaterra e cinco de Argentina e Escócia.

Os ingleses passaram o Brasil com os títulos de Damon Hill, em 1996, Lewis Hamilton, em 2008, e Button, em 2009. Apesar de a Fórmula 1 reconhecer oficialmente a Grã-Bretanha, e não a Inglaterra, os próprios pilotos fazem essa separação. Por exemplo: o tricampeão Jackie Stewart se nega a ser chamado de britânico na categoria. Ele prefere ser conhecido como escocês.
 
A Alemanha nem constava na lista de campeões quando Senna morreu. Contudo, o heptacampeão Michael Schumacher e agora Vettel colocaram, em 16 anos, o país em igualdade com o Brasil, e com uma perspectiva mais promissora. Além do atual campeão, a Alemanha teve Schumi e outros cinco pilotos neste ano, contra apenas quatro do Brasil.

Um consolo para os brasileiros é o fato de que, se Massa não tivesse perdido o título para Hamilton na última curva de Interlagos, em 2008, o Brasil ainda estaria à frente dos ingleses, por 9 a 8.

Contudo, o desafio de voltar a ser também o “país do automobilismo” é complicado. Felipe Massa, o brasileiro com maior chance no momento, está na mesma equipe do espanhol Fernando Alonso, que, apesar de ter perdido o título neste domingo, ainda é considerado por muitos especialistas como o melhor piloto da atualidade.

Rubens Barrichello precisará contar com uma Williams mais rápida em 2011 para poder competir com os times grandes. Lucas di Grassi e Bruno Senna ainda buscam vaga na categoria na próxima temporada, mas certamente não estarão em uma equipe de ponta.

Assim, a tendência do próximo ano é que a Alemanha continue brigando com a Inglaterra pela liderança nos Mundiais de pilotos da Fórmula 1. A Espanha, com Alonso, corre por fora pelo terceiro título.

Veja a seguir o ranking dos países nos títulos de pilotos:

1 – Inglaterra: 9 títulos
2 – Brasil: 8 títulos
2 – Alemanha: 8 títulos
4 – Escócia: 5 títulos
4 – Argentina: 5 títulos
6 – Finlândia: 4 títulos
6 - Austrália: 4 títulos
6 – Áustria: 4 títulos
6 – França: 4 títulos
10 – Itália: 3 títulos
11 – Estados Unidos: 2 títulos
11 – Espanha: 2 títulos
13 – Canadá: 1 título
13 – Nova Zelândia: 1 título
13 – África do Sul: 1 título

6 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

o vettel mereceu o título

oliveira disse...

os alemãos são bom de corrida e os brasileiros também

gouveia disse...

a alemsanha e o brasil vão passar a inglaterra no ranking

valente disse...

depois de senna não surgiu um piloto brasileiro tão bom como ele

vencedor disse...

o senna era o melhor

guerreiro disse...

o grande campeão sempre será o senna

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG