terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escolas do Alemão e Vila Cruzeiro voltam a funcionar nesta terça


Unidades estavam fechadas por causa das operações das forças de segurança na região

A rotina dos moradores do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, está voltando ao normal aos poucos. As 31 escolas municipais que ficam nos dois conjuntos de favelas retomam as aulas nesta terça-feira (30). As unidades escolares estavam fechadas, desde meados da semana passada, por causa das operações das forças de segurança para retomar o controle da região que estava nas mãos de traficantes de drogas. Cerca de 11 mil alunos das redes municipal e estadual ficaram fora da sala de aula na segunda-feira (29).

A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas em três unidades escolares localizadas no Alemão foram suspensas nesta segunda-feira por causa da dificuldade de acesso dos alunos e professores. As aulas perdidas nos colégios municipais e estaduais serão repostas até o fim do ano.

Na rede estadual, a direção das unidades escolares tem autonomia para interromper as aulas quando necessário, desde que informe a Secretaria de Educação. A pasta adiantou que as escolas estaduais do Complexo do Alemão devem voltar a funcionar normalmente também nesta terça-feira (30).

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, se reunirá na manhã desta terça-feira com diretores das escolas do Complexo do Alemão. O objetivo do encontro é apresentar os planos e estratégias do Pronaip (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais), que pretende tratar bloqueios e traumas que crianças, professores e demais profissionais da Educação possam ter sofrido durante o processo de ocupação do conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro.

Uma resposta do Estado

A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.

A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.

Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.


Confira a galeria de fotos da operação no Complexo do Alemão

Veja a cobertura completa da guerra no Rio contra o tráfico

4 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

que a vida dos moradores do rio de janeiro voltem ao normal

oliveira disse...

o governo deve da condições para essas comunidades

gouveia disse...

parabéns para os governantes

valente disse...

parabéns para os que participaram dessa operação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG