quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Qual o segredo de um casamento duradouro?


Bispo Macedo e sua esposa, Ester, revelam o segredo da união harmoniosa e feliz


Da Redação / Fotos: Arquivo pessoal
redacao@arcauniversal.com


Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatísticas (IBGE) foram realizados 351.153 divórcios no Brasil em 2011. Somente no Estado de São Paulo foram 17.532 divórcios, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), contribuindo para o desafogamento do Poder Judiciário que deixou de receber nesse período esse número de processos.

Desde a aprovação da Lei 11.441/07, a população não precisa mais recorrer ao Poder Judiciário para realizar divórcios, separações e inventários consensuais, desde que não haja filhos menores ou incapazes envolvidos. Também é necessário que não haja litígio entre eles. Na escritura pública lavrada pelo notário, o casal deverá estipular as questões relativas à partilha dos bens (se houver), ao pagamento ou dispensa de pensão alimentícia e à definição quanto ao uso do nome, se um dos cônjuges tiver adotado o sobrenome do outro.

Porém, na contramão das estatísticas, bispo Edir Macedo e sua esposa Ester completaram 41 anos de casamento, no último dia 18. Em entrevista ao Programa "The Love School", da Rede Record, exibida em 17/11, o casal contou o segredo de uma relação duradoura. "O segredo é sacrifício, essa é a palavra certa. Você aceita o  defeito um do outro e assim vai contornando as situações. Respeitar a personalidade, os gostos diferentes. Mas o que faz a ligação entre nós, claro, é a ligação com Deus. Desde o início eu pedia ao Senhor para que o nosso casamento fosse uma bênção, um referencial para meus filhos. Fui preparada para isso, com a intenção de que Deus estaria entre nós dois", conta Ester.

Bispo Macedo diz que na prática é preciso entender que mesmo tendo a mesma fé, as diferenças existem. "São duas cabeças diferentes, ainda que tenhamos a mesma fé, o mesmo Deus e que pratiquemos a fé inteligente, temos que colocar isso do ponto de vista humano. Eu não posso impor a ela o meu gosto, mas também não quero que ela imponha o dela a mim. Eu sempre pensei que se eu quero ser respeitado, tenho que respeitar. Isso é justo."

O bispo faz questão de enfatizar que esse respeito ao espaço do outro é o amor real. "Então, você tem o seu território eu tenho o meu, não entra no meu e eu não entro no seu, fica combinado assim. E isso é que é o amor. O amor verdadeiro não é o sentimento, o amor não é sentir uma paixão, amor é considerar a justiça. Eu respeito o seu gosto, você respeita o meu, pronto, viveremos bem para o resto da vida. Essa é a base: o respeito mútuo", destaca o bispo.

Ele explica também o que representa a cruz no relacionamento conjugal. Que ao existir um relacionamento espiritual com Deus, os valores da relação serão aprovados. "A cruz tem a haste vertical que simboliza o relacionamento do ser humano com Deus. Essa é a haste principal. Se há esse relacionamento assumido, essa fé racional, com base na madeira da cruz, nós formamos os braços da cruz, que é o segundo grande mandamento: amai o próximo como a ti mesmo. Então eu tenho que escolher o mesmo componente que me une a Deus, que se chama fé inteligente, e formar o meu casamento com a pessoa que formará a cruz em um todo. Se há esse relacionamento espiritual, então há o relacionamento moral com respeito, fidelidade, lealdade, companheirismo, cumplicidade, compreensão, sacrifício. Com todos esses valores espirituais e morais, conservamos a nossa cruz intacta. E esse é o segredo para um casamento", finaliza bispo Macedo.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG