terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Piscicultor já pode criar tambaqui na bacia do Tocantins


Crivella libera criação de espécie em tanques-rede no Rio Tocantins

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), anunciou que piscicultores do Estado do Tocantins poderão criar a espécie tambaqui em tanques-rede nos reservatórios ao longo do rio Tocantins. A autorização foi divulgada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (04), contendo a instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“A espécie tem grande potencial para os mercados brasileiro e internacional e poderá ser criada em parques aquícolas de grandes reservatórios públicos, como Tucuruí (PA), Lajeado (TO), Serra da Mesa (GO) e Cana Brava (GO)”, explica o ministro. De acordo com Crivella, a liberação era uma antiga reivindicação do setor e das bancadas de deputados e senadores dos Estados citados. “Desde que assumi o Ministério recebo este pleito. A partir de agora daremos uma nova dimensão à aquicultura em Tocantins e em outros Estados”, comemora.

Ainda, o ministro Crivella confirma que a liberação do cultivo do tambaqui na bacia do Tocantins coincide com o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Este plano destina R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para o setor pesqueiro, a juros reduzidos e maiores prazos de carência.

fonte: PRB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG