O site português Futebol Finance divulgou ontem o segundo levantamento do ano (o primeiro foi em abril) do Futebol Facebook Index – Novembro 2012 – com os 100 clubes com maior número de seguidores do mundo. O Facebook conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários, equivalente a 42% do número total de usuários de internet no planeta. Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas.
O Brasil é o país com maior número de clubes – doze – e depois vem Inglaterra e Alemanha com dez clubes cada. Apesar disso, os seguidores dos clubes brasileiros deixam o país somente em quinto lugar nesse ranking, com um total de 13 milhões de seguidores. Esse número é superado pelos seguidores dos clubes da Inglaterra com 71 milhões, da Espanha com 70 milhões, da Itália com 20 milhões e da Turquia com 19 milhões.
Os clubes europeus da lista têm 84% dos 239 milhões de seguidores e os clubes das Américas do Sul, Central e do Norte tem 13%. É interessante notar a presença de três clubes da indonésia, um da Malásia e um da India, mostrando o crescimento do futebol por áreas não tradicionais.
Na frente, como em muitos outros rankings, os mesmos de sempre: Barcelona, Real Madrid e Manchester United, os três com números relativamente próximos e pouco mais de 98 milhões de seguidores, correspondentes, grosso modo, a 40% do total da lista. O distanciamento desses três clubes em relação aos demais é melhor percebido quando vemos que o quarto colocado, o Chelsea, tem menos da metade do total de seguidores do United.
Três pontos importantes sobre a lista abaixo:
- Apenas são considerados para o ranking o número de fãs das páginas oficiais dos clubes de futebol;
- O ranking diz respeito ao número de fãs registrado em 10.11.2012;
- Os valores foram aproximados.
Nossos dois clubes com melhor colocação – Corinthians e Flamengo – estão muito distantes dos líderes, como é visto facilmente. Para facilitar a visualização dos clubes brasileiros, segue a lista com as respectivas colocações e total de seguidores:
É interessante observar a presença do Santos na quinta colocação, em desacordo com as pesquisas que apontam os tamanhos das torcidas brasileiras. Essa posição no Facebook, acredito eu, pode ser creditada ao fator Neymar.
O levantamento de seguidores deixa claro, principalmente por conhecermos o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros, que essa ferramenta de comunicação e de marketing é muito pouco ou quase nada utilizada pelos nossos clubes. Bem usada, pode e deve transformar-se em mais um fator de alavancagem da marca do clube e de ações de marketing, inclusive em parceria com patrocinadores.
Fonte: OLHAR CRÔNICO ESPORTIVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário