sábado, 17 de novembro de 2012

Forte Orange será reaberto nesta segunda


Espaço teve recuperação de telhados, pinturas e instalações elétricas

A Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Itamaracá, conhecida como Forte Orange, será reaberta ao público a partir desta segunda-feira (19). Construído em 1631 pelos holandeses, o Forte Orange é um dos marcos do sistema de defesa do litoral brasileiro. Para a reabertura do espaço, o Iphan em Pernambuco realizou obras de restauração e conservação. Entre elas, recuperação dos telhados, pintura, instalações elétricas, hidrosanitárias, instalação de passarelas e melhorias de acesso ao monumento.

O visitante poderá conhecer a fortificação por meio de trilhas educativas que retratam a evolução histórica da construção militar contando com monitores, estudantes da Ilha de Itamaracá. Esta ação está inserida dentro da política das “Casas do Patrimônio” implantadas no Iphan com o objetivo de promover o diálogo e a construção conjunta com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural.

A programação de reabertura do Forte inclui ainda o lançamento da exposição Projeto de Restauração e Revitalização do Forte Orange que prevê obras de contenção do mar, restauração arquitetônica, projetos museológicos e museográficos, recuperação de mangues, instalação de acessos e implantação da trilha dos holandeses.

Em 1654, após a derrota dos holandeses pela Coroa portuguesa, o Forte foi abandonado, ficando em ruínas. No ano de 1696 foi recuperado pelos portugueses retomando sua função militar. Tombado pelo Iphan em 1938 nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, na década de 1970, o Forte Orange foi objeto de restauração fundamentada por pesquisas arqueológicas, históricas e arquitetônicas resultando na atual configuração.

fonte: folha PE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG