Especialistas reconhecem o simbolismo histórico da posse, mas dizem que ainda há muito a ser feito nas políticas de inclusão e acesso à educação. Tempo médio de estudo dos negros ainda é bem menor do que o dos brancos.
O primeiro ministro declaradamente negro do Supremo Tribunal Federal (STF) é também um dos mais populares. Aos 58 anos de idade e com um temperamento explosivo, Joaquim Barbosa ganhou fama de herói nacional e conquistou muitos fãs nas redes sociais ao pedir, como relator do processo do mensalão, a condenação de políticos envolvidos no esquema de corrupção instaurado no Congresso Nacional.
Nesta quinta-feira (22/11), Barbosa deixará mais uma vez o nome marcado na História: ele se tornará oficialmente o primeiro negro a presidir a mais alta corte do país. Com a aposentadoria do ministro Ayres Britto, o STF usou o tradicional critério de antiguidade no tribunal para eleger o novo presidente, que cumprirá um mandato de dois anos. Tradicionalmente, assume o ministro mais antigo na casa que ainda não tenha presidido a corte.
fonte: portal dw
Nenhum comentário:
Postar um comentário