quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sirinhaém - Praias do Gamela e A-Ver-O-Mar

A praia do Gamela tem sua paisagem marcada ao norte pela Ilha de Santo Aleixo e pela Praia de Barra de Sirinhaém e, ao sul, pela Praia de Guadalupe. Sua extensão é de aproximadamente 4 km, em praia de morfologia ondulada e quebrada, com areias finas e douradas; vegetação rasteira e extenso coqueiral. Boa para banho com presença de arrecifes, pouco profunda, ondas fracas e pequena intensidade das marés, com recuo de aproximadamente 10 metros na baixa-mar.
Possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações. Também há jangadas para as piscinas naturais, a preços convidativos.
Há muitas palhoças na praia com pratos variados que vão desde o caranguejo, o aratu, ao camarão e o bom e velho peixe-frito.

Praia do Gamela

Muitos consideram A Ver o Mar uma praia distinta da praia do Gamela, outros sequer ouviram falar nesse nome estranho. O que acontece é que Gamela é o nome do povoado local, e A-Ver-O-Mar é o nome do grandioso loteamento que um grupo português iniciou por lá em meados dos anos de 1980, mas que não foi concluído, haja vista o calçamento fora iniciado, mas jamais terminado. mesmo assim há diversas casas de veraneio nesse local privilegiado.

Piscinas Naturais

Localizadas bem em frente aos bares da beira-mar, a cerca de 2 km da costa, são bastante visitadas e tem um sem número de espécies marinhas que podem ser vistas mesmo sem qualquer equipamento. Nos bares há os contatos dos jangadeiros que fazem a travessia para as piscinas a preços bem acessíveis, mas que na alta estação ficam bem salgados. O negócio é pechinchar.

Centro de Artesanato

Localizado na praça que é ponto de parada da linha municipal A-Ver-O-Mar/Barra/Sirinhaem, em frente ao Restaurante e Pousada estrela do Mar, é um quiosque com artesanato local, que tem como matéria-prima, elementos da região, que vão desde os derivados de coco (árvore e fruto), às conchas e búzios do mar. Há também variações de cachaça e licores produzidos em Gamela. Vale a pena visitar e levar uma lembrança.

Fonte: http://sirinhaem.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG