sábado, 5 de novembro de 2011

FJB é destaque no Parlamento Jovem do Recife

Na manhã de sexta-feira (04), foi realizada, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, a eleição para as 37 vagas do Parlamento Jovem de Recife. A Força Jovem Pernambuco recebeu destaque no parlamento, elegendo 06 Vereadores Jovens, em reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos no estado. Os vereadores jovens eleitos representarão segmentos de algumas instituições. A Força Jovem será representada pelos grupos Se Liga 16, Dose Mais Forte, Cultura Jovem, Jovem Nota 10 e PRB Jovem. Por 19 votos a seis,Priscila Prestes foi eleita presidente do parlamento, para o mandato de um ano. Ela, que passa a ser a representante oficial do grupo Força Jovem, terá como atribuição regular os trabalhos, presidir, abrir, suspender e encerrar a Sessão; manter a ordem e fazer com que sejam respeitadas as regras estabelecidas; zelar para que os vereadores jovens possam agir com liberdade, dignidade, respeito e para que possam usar plenamente dos seus direitos como parlamentares. Pela primeira vez, em cinco edições, uma mulher estará à frente do cargo máximo da Mesa Diretora.

Também foram eleitos os outros seis cargos que ocupam a Mesa Diretora, entre eles o vereador jovem eleito Jonathan Prates, representante do PRB Jovem, para o cargo de 3° vice-presidente “O nosso objetivo é fazer com que a juventude do Recife, possa participar mais da política. Vamos desenvolver projetos e buscar ampliar a participação dos jovens, fazendo com que eles possam entender que a política é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade e isso inclui a nossa juventude, por isso, é um erro achar que política é ruim, queremos mudar essa concepção que os jovens têm hoje infelizmente” disse. O Parlamento é formado por 37 vereadores, jovens entre 16 e 29 anos – o mesmo número de parlamentares do Recife, conforme estabelecem as normas da entidade – que terão como meta aprender, pela vivência política, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. O objetivo principal do parlamento é possibili­tar aos jovens uma visão da democracia participativa. Renovado anualmente, o parlamento é constituído por estudantes a partir de um seminário realizado em dois dias. As reuniões irão acontecer uma vez por mês, tanto na Câmara Municipal do Recife, como nas comunidades.

primeiro vereador jovem do Recife do primeiro Parlamento Jovem (de 2005) foi Almir Calazans, representante do projeto Dose Mais Forte da Força Jovem Brasil. Ele também esteve presente no seminário. “Foi uma experiência muito boa em minha vida. Aprendi a participar de movimentos políticos e a participação na vida política faz toda diferença na vida de um jovem”, disse. O responsável pela Força Jovem de Pernambuco, pastor Júlio Cesar, ressaltou a importância do parlamento e o seu papel no desenvolvimento da política para a juventude. “O parlamento jovem é uma grande conquista, pois cada vereador jovem terá a oportunidade de criar projetos e leis que venham beneficiar a juventude para que a mesma tenha uma qualidade de vida melhor”. O parlamento reúne várias tendências, entre estudantes secundaristas, universitários, representantes de partidos políticos, etc.

Confira a Lista dos Vereadores Jovem eleitos no Recife:

Priscila Prestes – Força jovem – Eleita vereadora e presidente da Mesa Diretora do parlamento jovem do Recife;

Michel Cunha – Cultura jovem – Eleito vereador jovem do Recife;

Saint Claer – Dose Mais Forte – Eleito vereador jovem do Recife;

Ana Larissa Silva – Se liga 16 – Eleita vereadora jovem do Recife;

Raphaela Heloise – Jovem Nota 10 – Eleita vereadora jovem do Recife;

Jonathan Prates – PRB Jovem – Eleito vereador e 3 vice-presidente jovem do Recife

Por Waléria Almeida

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG