terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sirinhaém - Ilha de Santo Aleixo

As praias de Sirinhaém possuem grande variação de largura, com trechos inclinados, alguns com falésias, e outros planos, areia fina e clara em alguns trechos e granulada e dourada em outros. As praias ao sul de Barra de Sirinhaém têm cabanas legais onde você pode comer vários tipos de comida, com muita variação em frutos do mar, e curtir eventos ou shows especialmente durante o verão.

A Ilha de Santo Aleixo

O entorno é composto pela ponta de Serrambi e pelas praias de Toquinho, Barra de Sirinhaém e Guadalupe. Trata-se de uma ilha oceânica de importante testemunho de vulcanismo no litoral brasileiro, com área de 450.000 m². A vegetação ocorrente é rasteira, arbustiva e arbórea de forma espaçada, além de palmáceas. Sua área balneável está localizada na parte oeste, sua praia apresente morfologia quebrada, de areias douradas e grãos médios, é pouco profunda, ondas médias e pequena intensidade de maré, com recuo de aproximadamente 10 m na baixa-mar. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. A ocupação humana ocorre através de uma única construção residencial, a qual é locada esporadicamente. Suas águas são propícias para mergulhos.

Praia do Oeste

É a única praia que pode ser vista do continente, e é por ela que é feito o desembarque dos visitantes. Não é muito larga, tem cerca de 8 metros de faixa de areia entre a água e a vegetação, e 200 metros de praia. Por ser voltada para o continente, o mar é bem calmo, e também bem raso, com uma transparência fenomenal.
De lá pode-se avistar desde Serrambi, até a Barra de Sirinhaem.

Lado Norte

Perigoso para banho, pois o mar agitado e as pedras escorregadias podem provocar acidentes. Mas, mesmo assim a vista compensa evitar se aventurar na água. Dá pra avistar alem do pontal de Serrambi.
Dizem que há um navio afundado próximo a essa área, e, embora um famoso pescador da Barra tenha pego porcelanas e talheres do fundo do mar aqui, não temos mais informações.

Lado Leste

Entrar na água nem pensar. O mar nesse lado da ilha pode ser fatal. A parte leste é a maior da ilha e o relevo é composto tão somente de rochas vulcânicas. Quem gosta de aventura é melhor ir de tênis ou uma boa sandália, pois além de quentes como brasa, as pedras são muito escorregadias. A sensação de estar em mar aberto, fora do continente é bem mais forte aqui. A imensidão do mar azul-esverdeado proporciona um prazer visual único.

Praia do Sul

Praia deserta de águas claras e mar tão calmo como se fosse um lago. Por não ser vista do continente, e por não ter um acesso fácil para as embarcações, nem para os menos aventureiros, permanece praticamente deserta mesmo nos feriados. talvez por isso a casa da ilha, que atualmente pertence ao Hotel Intermares de Serrambi, tenha uma saída para os veranistas acessarem essa praia.

Fonte: http://sirinhaem.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG