segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sirinhaém - Passeio no rio

Passeio no rio Formoso

A praia de Guadalupe é um local de mar tranqüilo, onde arrecifes e falésias compõem a paisagem. A praia faz parte do Projeto Costa Dourada que abrange o município de Cabo de Santo Agostinho até o Estado de Alagoas. Neste, existem incentivos do governo para aproveitar o potencial turístico da região com um planejamento prévio.

O passeio pelo rio Formoso, é realizado por barqueiros que aguardam no Píer de Mariassu. Por cerca de R$ 25,00 (por pessoa), pode-se realizar um passeio de mais ou menos 2 horas e meia pelo rio, iniciando-se pelo mangue de Guadalupe, depois, subindo o rio, passando pelo Bar do Mangue de Mariassu, pela praia fluvial de Rio Formoso, onde observa-se a pedra, dá uma parada no Reduto, onde de cima contempla-se a paisagem, dá outra parada na praia dos Carneiros, visitando a Igreja de São Benedito, e o pontal dos Carneiros, onde há um pequeno manguezal dentro do mar, nos arrecifes. Voltando, pode-se para nas duas formadas pelos bancos de areia em Guadalupe, e, finalmente, aproveitar um banho de lama rejuvenescedora..

O rio Formoso

Chamado anteriormente de IOBUGASSÚ “Grande rio verde”. Nasce nas terras do engenho Vermelho, no município de Rio Formoso, atravessando a cidade. Recebe, como afluentes, os rios Goicana, Ôlho D’água, Pedra, e o Ariquindá e, alargado pelo fluxo da maré, vai desaguar no Oceano.

Pier de Mariassu

Construído pelo Projeto Costa Dourada, ao caminhar sobre ele, observa-se o vasto manguezal, a praia dos Carneiros, o Cruzeiro do Reduto e os morros de Rio Formoso. Daqui saem os barcos para passeio pelo rio e o catamarã para a Ilha de Santo Aleixo

Manguezal

O Extenso e imponente manguezal, uma vegetação típica das áreas de confluência flúvio-marinha, acompanha o curso do rio, sendo locai preferido para os pescadores e apanhadores de crustáceos e moluscos A exuberância do ecossistema do manguezal de Guadalupe é o ponto alto do passeio.

Bar do Mangue

Pra quem gosta de estar em contato com a natureza, vai aí uma boa opção. Essa palhoça fica no meio do manguezal no rio Formoso, e pra chegar lá só de barco.
Na maré alta, as cadeiras ficam dentro d'água.

Praia da Pedra

É uma das duas praias fluviais de Rio Formoso, a outra é a do Reduto. Tem esse nome, devido a uma pedra misteriosa e, para muitos, mal-assombrada, que fica de frente à praia, dentro do rio.

O Reduto

Localizado na embocadura do Rio Formoso no engenho Amaragi, defronte à propriedade Mariassú, a 3km de sua foz, pode-se observar a praia dos Carneiros, a igreja do Guadalupe, e a foz do rio Formoso.
O cruzeiro representa a antiga (pré)fortificação e a heróica resistência dos comandados de Pedro e Jerônimo de Albuquerque ao ataque holandês, em 7 do Fevereiro de 1633.

Pontal dos Carneiros

Com cerca de 3km, entre a faixa de corais e a foz do Rio Formoso, compõe uma enseada com a praia de Guadalupe. Na faixa de corais, onde inicia sua faixa de mar há um pequeno manguezal remanescente de uma época em que a área era bem diferente.

Guadalupe
Na maré baixa, formam-se bancos de areia e centenas de piscinas naturais com um banho sem igual de água morna e transparente. Estrelas do mar, arraias e milhares de pequenos peixes completam o cenário junto dos banhistas nesse paraíso chamado Guadalupe.

Lama Milagrosa

A parada para o Banho de Lama em Guadalupe é a maior febre em todos os passeios de barco e catamarã. Os mais antigos dizem que a lama colorida tem propriedades antioxidantes que proporcionam o rejuvenescimento da pele e da mente.

Mapa das praias de Sirinhaém

Fonte: http://sirinhaem.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG