quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sirinhaém - Praia de Guadalupe

Localizada entre a praia do gamela e a foz do Rio Formoso, sua paisagem se destaca pela beleza e diversidade em toda sua extensão, a qual é de aproximadamente 3 Km. Ao sul, em direção à foz do Rio Formoso, observa-se uma praia fluvio-marinha de morfologia quebrada e ondulada, com areias finas e escuras; vegetação rasteira, arbustiva e de coqueiros; na outra margem do rio, avista-se a Praia dos Carneiros (município de Tamandaré). Toda a área é balneável, de média profundidade, com ondas fracas e pequena intensidade de marés, com recuo de aproximadamente 20 metros ao sul e 15 metros ao norte.
Presença de arrecifes, principalmente em seu trecho sul. possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações.
Em Guadalupe está sendo desenvolvido, desde 1990, o Projeto Costa Dourada, que visa aproveitar de forma integrada e planejada as potencialidades turísticas entre o Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco e Barra de Santo Antonio em Alagoas.

Falésias

O trecho norte de Guadalupe tem sua paisagem marcada por falésias e arenitos; apresentando morfologia quebrada com areias de grãos médios e dourados, sendo que na parte superior das falésias a areia é azulada (comumente chamada de preta pela cor que deixa nos pés), vegetação de coqueiros e pequeno trecho de arbustos no limite com gamela. É frequentada por grupos que vão acampar. A vista é, sem dúvida, das mais belas do litoral brasileiro. Possui um pequeno bar nas proximidades.

Piscinas Naturais

Na maré baixa, formam-se bancos de areia e centenas de piscinas naturais com um banho sem igual de água morna e transparente. Estrelas do mar, arraias e milhares de pequenos peixes completam o cenário junto dos banhistas nesse paraíso chamado Guadalupe.
Recomenda-se levar líquido para manter a hidratação, pois para chegar nesse trecho, somente caminhando a partir das falésias, e por não ter nenhum comércio nessa área, e também o sol e o banho serem tão bons, é comum perder a noção do tempo por lá.

Píer e Praia de Maria Assu

Os bares da beira-mar de Gamela são bem rústicos, mas também com petiscos de qualidade muito boa.
Podemos destacar o Bar do Coqueiro, que vai além da boa cozinha e da cervejinha gelada e oferece diversos serviços para sua diversão na praia e no mar, como bolas, pranchas, equipamentos de mergulho e passeios de lancha.

Manguezal

Os manguezais ocupam uma extensa área de Guadalupe, sobretudo no rio Formoso e no rio dos Passos. As principais espécies encontradas lá são:Rhizophora mangle (mangue vermelho) e a Laguncularia racemosa (mangue branco).
Quem deseja ver de perto esse fabuloso ecossistema, pode caminhar, descendo ao lado do Píer, ou pode fazer um passeio de lancha, com algum credenciado da cooperativa local.

Bar do Mangue

Pra quem gosta de estar em contato com a natureza, vai aí uma boa opção. Essa palhoça fica no meio do manguezal no rio Formoso, e pra chegar lá só de barco.
Na maré alta, as cadeiras ficam dentro d'água.

Fonte: http://sirinhaem.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG