terça-feira, 8 de novembro de 2011

Negros com baixa representação na política

De acordo com último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) existe no Brasil cerca de 97 milhões de pessoas negras, desse número 35% residem no nordeste. Em Pernambuco 62% da população do estado é negra. Apesar dos números, a população negra ainda tem poucas oportunidades. Segundo um estudo realizado pela União dos Negros pela Igualdade (Unegro) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (MG) os negros tem baixa representatividade no Parlamento. O estudo revelou que apenas 0,0001% dos negros brasileiros exercem mandatos nas principais casas legislativas. A pesquisa foi realizada no Congresso Nacional, nas 27 assembleias legislativas do País (incluindo o Distrito Federal) além das câmaras municipais de todas as capitais.
A pesquisa mostrou que o primeiro parlamentar negro eleito no Brasil, foi o maranhense Eduardo Gonçalves Ribeiro, filho de escrava, eleito governador do Amazonas, entre 1892 e 1896.Atualmente, a Câmara dos deputados é composta por 9% de parlamentares negros, ou seja, 44 dos 513 deputados federais. Já nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil, foram constatadas a presença de 46 deputados, alguns estados não possuem parlamentares afrodescendentes. A falta de representatividade também atinge as câmaras municipais, principalmente das capitais do país.
PRB é exemplo para o Brasil
O levantamento realizado pela Unegro,analisou também,o quadro por partidos, e constatou que dos 29 partidos políticos existentes, apenas dez possuem secretarias dedicadas aos negros ou de setorial afro. O Partido Republicano Brasileiro (PRB) se destacou por ser um partido de maioria afrodescendentes na Câmara dos Deputados, dos dez deputados federais do PRB, sete são afrodescendentes, entre eles o representante do estado de Pernambuco o deputado federal Vilalba.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que conta com 49 parlamentares, o deputado estadual Ossesio Silva é um dos cinco representantes afrodescendentes da Casa. Na capital do estado, a Câmara Municipal do Recife conta com o vereador Alfredo Santana que está entre os três parlamentares que representa esse segmento.

Além disso, o PRB possui uma secretaria especial para este segmento, o PRB Afro, a militância Afro é guardiã dos direitos dos afro-brasileiros, sempre propensa e disposta a discutir, promover e proteger tais direitos desta parcela majoritária da população, que se encontra, pelos indicadores econômicos, sociais e demográficos, em condições desiguais.

Um comentário:

Anônimo disse...

O censo não pesquisa o grupo étnico dos brasileiros, mas sim sua cor. A cor de pele não é fundamento determinatório para a designação de raça, jamais será. Assim como o uso da palavra "afro-descendente" para a designação do negro é totalmente equivocada, uma vez que uma pessoa pode ter aparência européia e carregar traços genéticos provenientes de etnias subsaarianas. Essas questões estão presentes na literatura etnológica. Sugiro que leia os textos de Kabegele Munanga para começar. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG