quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sangue por Sangue, Vida por Vida”

Campanha promove doação de sangue em São Paulo

Da redação 

No último dia 26 de maio, o Força Jovem de São Paulo promoveu a campanha  “Sangue por Sangue, Vida por Vida”, quando  500 jovens se dirigiram ao  Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no bairro de Santa Cecília, para doar vida a quem precisa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que todo país tenha de 4% a 5% de doadores em sua população. No Brasil, segundo números oficiais, não chegamos ao patamar de 2%.

De acordo com a coordenadora da captação do hemocentro da Santa Casa de São Paulo Lilian Razaboni, a parceria com o FJ, que existe há 5 anos, tem colaborado bastante para o abastecimento do estoque de sangue: “Na verdade, o mês passado, quem salvou o banco de sangue foi o Força Jovem. Esse foi o melhor sábado que eu vi nos últimos anos. Fora aqueles que vieram durante a semana. E isso foi bem organizado, já que nos supriu em diferentes dias.”

Lilian enfatiza o diferencial da doação de sangue desses jovens. “Em junho do ano passado, foi aprovada a Portaria 1353, que foi decretado que pessoas que têm sexo ocasional não podem doar sangue. É por isso que esses jovens são importantes, porque eles não vivem nessa promiscuidade.”

Para o analista de rede William Souza Silva, de 28 anos, que pertence ao Força Jovem da IURD de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, é muito importante participar de ações como essa. “Eu sempre fui doador e me sinto feliz ao doar e poder ajudar, porque há muitas pessoas que precisam de ajuda e poucas dispostas a isso. Pelo menos posso fazer a diferença.”

A coordenadora explica que a Santa Casa de São Paulo supre 16 hospitais com o banco de sangue, porém no inverno as doações caem cerca de 40%. “Isso acontece porque muitos ficam resfriados, tomam remédio e ainda tem o período de férias. Por isso a importância dessa ação do Força Jovem, pois cada um doou 500 ml de sangue.”

Para ser um doador é preciso alguns requisitos:
- Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar no mínimo 50 Kg (desconsiderando o peso da roupa);
- Vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação;
- Ter dormido por pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Não ter se exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como: Diversos parceiros sexuais, uso de drogas e relações sexuais com parceiros não habituais sem preservativo (camisinha).
Se você também deseja que seu sangue salve vidas, compareça ao Hemocentro de sua cidade e participe. Para mais informações e endereços visite www.anvisa.gov.br .

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG