sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sirinhaém - Engenho Tinoco

Engenho fundado no período colonial, logo ganhou importância, destacando-se dos demais, por possuir um aqueduto. Compõe ainda a sede, uma Casa-Grande e uma moita, já modificada, restando apenas a chaminé. o aqueduto constitui exemplar de relevante interesse arquitetônico, tanto por ser testemunho de uma das várias técnicas utilizadas para a moagem da cana-de-açúcar. Elevado do solo e construído em alvernaria de tijolos, tem estrutura arqueada em diferentes alturas, conforme a topografia do terreno. Tem senzala modificada, servindo de moradia. Resta ainda uma capelinha, com fachada simples.

Pertenceu, nos fins do século XIX ao abolicionista Major Prisciano de Barros Accioly Lins, que, por ser republicano, recusou em certa oportunidade, o título de Barão do Rio Formoso, oferecido pelo governo Imperial. Em 1920 este engenho pertencia a família Abreu e Lima. Pertence hoje á família Azevedo Monteiro e está incorporado ao Engenho Goicana.

Atualmente funciona como engenho fornecedor de cana-de-açúcar para a Usina Trapiche. Encontra-se em estado regular de conservação. Situado na margem oeste da PE-60, as construções estão localizadas em terreno inclinado, ficando o aqueduto em área de cotas mais baixas. Suas terras são utilizadas para plantio de cana-de-açúcar, capim para pasto de animais e coqueirais.

Como chegar: depois da entrada de Sirinhaém, continua-se pela PE-60 mais 6 km, na direção de Rio Formoso, ao sul.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG