quinta-feira, 9 de maio de 2013

Evento na Ucrânia celebra Páscoa


Milhares reuniram-se em tradicional praça de Kiev, a capital do país


A Igreja Universal realizou um megaevento para celebrar a “Sexta-feira Santa” na Ucrânia, no leste europeu. No país, a Páscoa acontece em época diferente da celebrada no Brasil, pois segue o calendário da Igreja Ortodoxa. A Universal aproveitou a data e organizou um grande encontro para mostrar o poder de Deus na vida das pessoas. O evento foi chamado de o “Dia do Milagre”.

O objetivo dessa concentração de fé foi reunir os integrantes da Universal e todos os que necessitam de transformação de vida ou sofrem com problemas financeiros, de saúde ou espirituais para ouvirem a Palavra de Deus. A reunião foi realizada na capital do país, Kiev, em um local muito conhecido da cidade: a praça Arco da Amizade dos Povos.

A praça tem o formato de um anfiteatro e isso favorece o encontro de milhares de pessoas. Pelo menos duas horas antes do horário marcado para o início do evento, as pessoas já aguardavam, em grande número, para participar da reunião. Enquanto o encontro não começava, a banda do grupo Força Jovem Universal (FJU) da Ucrânia se apresentava para os que estavam no local.

Grande público

Aproveitando que a primavera é a estação do momento na Europa, o evento ocorreu ao ar livre com uma temperatura de 25 graus. Mais de 1,2 mil pessoas compareceram ao encontro para ouvir as palavras de fé, conforto e transformação pregadas pela Universal. Essa foi a primeira edição do “Dia do Milagre” na Ucrânia.
A megarreunião contou com a apresentação de uma peça de teatro do grupo FJU, além das palavras de cura e libertação. Houve vários testemunhos de cura e transformação de vida durante o evento
De acordo com o responsável pelo trabalho evangelístico na Ucrânia, o pastor Gilcimar Taborda, a última reunião que a Universal fez desse tipo no país, foi quando o bispo Edir Macedo visitou a Ucrânia e realizou uma grande concentração de fé. O pastor lembra que, na época, ainda era inverno e, mesmo assim, milhares de pessoas compareceram ao encontro.

O trabalho no país

A Igreja Universal está presente na Ucrânia há 7 anos. O país tem três templos e um núcleo especial de evangelização. “Há duas Igrejas na capital, e uma em outra cidade próxima.”
O pastor Taborda conta que uma dos principais dificuldades para evangelizar é a língua. Ele passou 10 anos na Rússia, antes de ir para a Ucrânia, para poder aprender o idioma  e o alfabeto, que são totalmente diferentes do nosso. Hoje, o pastor consegue comunicar-se com fluência em uma língua que é muito diferente da portuguesa.

Condições adversas

Na Ucrânia, segundo o pastor, há uma quantidade muito pequena de brasileiros, por isso ele avalia que saber a língua russa é fundamental. “Todas as reuniões são ministradas nesse idioma, até porque, de acordo com o consulado do Brasil no país, o número de brasileiros não chega a 50 pessoas.”
Para se ter uma ideia, o pastor é auxiliado por um casal russo, outro de Mocambique e mais dois casais brasileiros, além de um auxiliar ucraniano e outro russo. A universal também desempenha um importante papel contra as drogas através do FJU, nos moldes do que é feito nos demais países da Europa e no Brasil.

O frio
Outra barreira ao trabalho evangelístico é o frio. As temperaturas, no inverno, já chegaram a mais de 35 graus negativos. Segundo Taborda, que saiu do Rio de Janeiro há quase 12 anos, esse foi o primeiro impacto que ele sentiu. “No Rio, fazia quase 40 graus positivos, normalmente, mas quando cheguei ao leste europeu, era exatamente o contrário, com o termômetro congelando.”
O pastor conta que, por isso, a Universal realiza um trabalho para auxiliar crianças e idosos no inverno, já que muitas pessoas morrem de frio. Taborda conta que o frio é tanto que as escolas param de funcionar, as pessoas não trabalham, e a temperatura negativa é insuportável.
O governo local recolhe os moradores de rua, mas, mesmo assim, muitos acabam morrendo em virtude das baixas temperaturas. A Universal ajuda dois lares de crianças e uma casa para idosos, levando alimentos e roupas quentes e entre uma distribuição e outra de donativos, sempre procura evangelizar e mostrar que há outro caminho para alcançar a felicidade: o Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG