segunda-feira, 19 de março de 2012

Jovens são libertos da dependência química

Durante encontro realizado em Recife, ex-dependentes contam como se libertaram dos vícios

Por Pedro Henrique Cunha
redacao@arcauniversal.com


Em todo o País, o Força Jovem Brasil vem realizando ações contra as drogas, com o evento "A Dose Mais Forte", que tem ajudado os dependentes químicos, a fim de levar libertação dos vícios ao maior número de pessoas.

Na capital pernambucana não foi diferente. Recentemente, centenas de jovens participaram de uma palestra sobre os malefícios ocasionados pelas drogas, quando assistiram relatos de pessoas que se envolveram no mundo das drogas. O vídeo divulgou estatísticas, mostrando que são poucos os que tentam se recuperar, pois muitos morrem devido a doenças e dívidas acumuladas. 

Carlos Alberto, de 28 anos, participou do encontro e fez questão de comprovar a eficácia de ações como essa.  Ele conta que, quando usava droga, ele se sentia encorajado a ter atitudes que não tinha quando sóbrio. Sem o conhecimento da família, pegava dinheiro escondido para sustentar o vício e, apesar dos conselhos dos pais para que ele parasse com o uso da maconha, a dependência se intensificou. "Foi aí que não encontrei mais forças para me livrar do vício", afirma, lembrando que chegou a ponto de fumar 8 cigarros de maconha por dia,  até ser preso com um vidro de lança-perfume no colégio, quando foi levado pela família a uma  clínica de reabilitação. "Passei dez meses na clínica, pensava que estava livre, mas, quando vi, estava preso aos vícios de novo", comenta Carlos, que recebeu um convite para participar da reunião e obter a libertação.

Livre dos vícios

No encontro, o coordenador responsável pelo grupo "Dose Mais Forte" no estado, Almir Calazans,(Foto ao lado) contou como se libertou  do vício das drogas, após 20 anos de sofrimento.

Aos 16 anos, para agradar os amigos e manter uma posição de respeito dentro da turma, Almir começou a usar maconha, crack, chá de cogumelo e lança-perfume. O uso esporádico foi se tornando cada vez mais constante e quando ele se deu conta já era um dependente.  Para se afastar das más companhias, ele se mudou para casas de familiares em outros estados e até para fora do País. Para ele, a estratégia foi em vão, pois só contribuiu para que se viciasse ainda mais. "Em vez de melhorar, piorou, pois meus familiares não tinham controle sobre mim. Me sentia livre para me drogar sem preocupações", relata Calazans, que hoje está liberto dos vícios, graças ao trabalho do Dose Mais Forte.

Para o pastor Julio Cesar, responsável pelo trabalho evangelístico em Pernambuco, o evento é uma grande mobilização na qual não está sendo levantada uma bandeira religiosa, mas uma bandeira contra as drogas. "Queremos acabar com esse mal que está destruindo a vida dos jovens, não só em nosso estado, mas em todo o Brasil", enfatizou.


No que depender do empenho e do trabalho incansável dos voluntários do Dose Mais Forte, é certo que  o tão sonhado objetivo do grupo a será atingido.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG