Voluntários do grupo de Comodoro doam sangue no Rio de Janeiro
Da Redação
redacao@arcauniversal.com
Apenas 1,5% da população brasileira é doadora de sangue. Em contrapartida, a demanda de pessoas que necessitam de sangue para tratamento e emergências não para. Por isso, as doações devem continuar durante todo o ano, para manter os estoques dos hemocentros em dia.
Pensando nessa realidade do nosso País, o grupo de voluntários do Força Jovem Brasil (FJB) Comodoro realizou campanha para recrutar doadores para o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.
Os jovens voluntários assistiram uma palestra da nutricionista Gradziele. Ela falou sobre a importância de ser um doador e quais as principais recomendações que capacitam alguém a se tornar um. Após a palestra, os voluntários confraternizaram com um café de manhã, pois uma das principais determinações para se doar sangue é não estar em jejum, evitando apenas consumir alimentos gordurosos até 4 horas antes.
Os critérios que permitem ou que impedem umadoação de sangue são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde visano à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. As principais orientações são: não estar em jejum, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 (até completar 18 anos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, e trazer documento oficial de identidade com foto.
Para o integrante do grupo, Tiago, essa foi uma grande experiência de solidariedade. "Foi a minha primeira doação e foi ótimo, porque sei que estou ajudando as pessoas que precisam. Eu recomendo que todos façam o mesmo, pois ajudar o próximo é sempre bom", avaliou o voluntário.
Veja o vídeo da ação da FJB Comodoro:
Fonte: arcauniversal
Nenhum comentário:
Postar um comentário