quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parabéns Sirinhaém pelos 118 anos de Emancipação Política

A cidade de Sirinhaém, no Litoral Sul pernambucano, completa neste dia 12 de Junho, 118 anos de Emancipação Política. O município localiza-se a 76 km do Recife. Além das praias, que figuram entre as mais belas do Nordeste, Sirinhaém oferece também uma grande riqueza cultural que se traduz principalmente em seu conjunto arquitetônico. As praias também são grandes atrativos. A da Barra de Sirinhaém, uma praia fluviomarinha - cercada por rios de um lado, e mar do outro - proporciona uma bela vista do Rio Sirinhaém e é a favorita dos praticantes de esportes náuticos, como o jet ski.
Já as praias de Guaiamum e a de Gamela, se destacam principalmente por serem emolduradas por casas de veraneio. É na praia de Mariassú que está localizado o Píer Mariassú, com quase 300 metros de comprimento, o maior de Pernambuco, de onde atracam diversas embarcações. 
A Ilha de Santo Aleixo é o principal ponto turístico de Sirinhaém e conhecida dos navegantes portugueses desde o ano de 1523, e seu nome é em homenagem a data de seu descobrimento, 07 de julho. De uma beleza natural e encantadora, principalmente pelas rochas vulcânicas, a ilha, de acordo com historiadores, é um vulcão adormecido.

HISTÓRIA

O litoral de pernambuco era habitado por índios do tronco linguístico macro-jê há milhares de anos. Por volta do ano 1000, a região foi conquistada por povos de língua tupi procedentes da Amazônia. Um destes povos, os caetés, ocupavam a região do atual município de Sirinhaém no século XVI, quando os portugueses chegaram à região, escravizaram os caetés e ocuparam suas terras .

A povoação de Sirinhaém, que inicialmente era denominada Vila Formosa de Sirinhaém, data de 1614, quando moradores da região construíram ali uma capela. Entre 1620 e 1621, foi construída uma igreja e a vila foi elevada à categoria de freguesia. A criação do município autônomo data de 3 de agosto de 1892.

O povoado nucleou-se às margens do Rio Sirinhaém, a cerca de duas milhas do litoral e possuía um porto. Em 1627, foi elevado à categoria de vila e possuía cerca de 500 habitantes. Nesta época, a região contava com 12 a 13 engenhos e uma produção de açúcar relevante e de boa qualidade, que era escoada pelo porto. Durante o domínio holandês, Sirinhaém foi um dos quatro distritos nos quais foi dividida a Capitania de Pernambuco: Olinda (a mais importante), Igarassu, Vila Formosa de Sirinhaém e a quarta, que tinha início em Sirinhaém e ia até o Rio São Francisco.

Em 1645, a região foi reconquistada pela Companhia da Restauração comandada pelo capitão Paulo da Cunha Souto Maior, assistido por Vidal de Negreiros. Sirinhaém foi elevada à categoria de município em 5 de janeiro de 1893, de acordo com a Lei n°52, de 3 de agosto de 1892, tornando-se independente da comarca do Rio Formoso, por Ato do governo estadual em 29 de março de 1894. 

Pela lei estadual n°100, de 12 de junho de 1895, a vila de Sirinhaém foi elevada à categoria de cidade.

O município é constituído de 4 distritos: Sirinhaém (sede), Barra de Sirinhaém, Santo Amaro e Ibiratinga.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG