terça-feira, 4 de junho de 2013

Olé nas drogas

Evento do Força Jovem reúne mais de 25 mil em São Paulo


Por: Ivonete Soares/ Fotos: Renato Leles
ivonete.soares@arcauniversal.com
O começo da tarde desse primeiro sábado do mês de Junho (01) foi um tanto quanto diferente para os moradores de Barueri, Grande São Paulo. Pouco antes do meio-dia, a cidade foi povoada rapidamente por dezenas de ônibus fretados repletos de jovens de todas as localidades da capital, interior e litoral paulista, rumo à Arena do município, situada na região central.
É que no local aconteceu um evento do Força Jovem Universal (FJU), reunindo mais de 25 mil jovens que chegavam radiantes, entoando hinos do grupo e prontos para a batalha: uma partida beneficente de futebol para lá de especial entre os “Amigos do Força Jovem” e os “Artistas da Record”, times que marcaram presença na Arena e agitaram a galera presente.
Denominado ‘Olé nas drogas’, o evento foi organizado pelo FJU através da campanha “São Paulo te quero sem Drogas” e teve como objetivo chamar atenção dos jovens, da sociedade e da população em geral para os malefícios causados pelas drogas, conscientizando-os de que é possível, sim, ser feliz sem fazer uso delas. Basta boa vontade e bons exemplos; e é com essas qualidades que o Força Jovem tem se empenhado dia após dia.
Mas, não apenas conscientizar, e sim, despertar todos para o problema e mostrar o que cada um pode fazer para mudar o seu meio, seja em casa, na escola, na família, no trabalho, enfim, onde quer que vá.
Para o coordenador nacional do grupo, bispo Marcello Brayner (foto abaixo), presente ao evento e um dos jogadores mais esperados da tarde, o objetivo primordial de eventos como esse é, através do esporte, impedir  que jovens se enveredem pelo caminho das drogas, que é completamente destrutivo.
“Se um só jovem for alcançado hoje já fizemos alguma coisa, o que não podemos é ficar de braços cruzados. Mobilizamos o Força Jovem para conscientizar não só o usuário, mas os que estão no poder, as autoridades, a fim de que façam alguma coisa para salvar a nossa juventude”, afirmou.
A situação das drogas no Brasil é tão problemática que, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), o nosso País é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína.
Thiago Silva Cavalcante, de 25 anos, um dia também fez parte dessa triste estatística. Conforme relatou durante o evento, começou a usar drogas com apenas 13 anos. “Primeiro fumando maconha, bebendo, depois, usando lança-perfume, cocaína, LSD e várias outras drogas. Praticava delitos como assalto à mão armada, saídas de banco; também fui traficante, enfim, levava uma vida bem conturbada. Cheguei a ser preso e durante um assalto levei 3 tiros. A partir daí percebi que precisava mudar”, relembra.
Sorridente, alegre e muito prestativo, Thiago (foto abaixo) é hoje um voluntário bastante expressivo no Força Jovem, pois ajuda, orienta e colabora em todos os sentidos.
Ele conta que conheceu o trabalho da Universal dentro da cadeia, quando começou a participar das reuniões que aconteciam lá dentro. “Quando saí, já em liberdade, conheci o Força Jovem e hoje faço parte do projeto ‘Dose mais forte’, através do qual ajudamos os jovens a largar as drogas, a sair dessa vida que um dia, infelizmente, eu fiz parte”, comenta.
Além de Thiago, milhares de jovens espalhados pelas arquibancadas da Arena entendem bem a linguagem dele, pois, outrora, viviam no erro, na criminalidade, mas através do Força Jovem encontraram uma saída e, hoje, projetam um futuro completamente oposto ao que trilhavam.
Convidados
Reinaldo Gottino (foto abaixo), apresentador da Rede Record de Televisão, também esteve presente na Arena. Ele jogou no time dos “Amigos da Record”, foi o goleiro. De mãos dados com o filho, ele fez questão de salientar o quanto iniciativas como essa o deixam feliz.
Como profissional da área de comunicação e acostumado a se deparar com problemas diários, inclusive, o de jovens envolvidos na criminalidade por consequência das drogas, Gottino comentou: “Todas as vezes que eu apresento no meu programa algum fato relacionado às drogas costumo dizer que não existe um final feliz com elas, por isso é de suma importância as pessoas se conscientizarem disso. E o Força Jovem está fazendo exatamente esse papel, o que do meu ponto de vista é muito legal.”
O ator Ricky Tavares (foto abaixo), que participou da minissérie ‘José do Egito’, interpretando José quando menino, era também um dos jogadores do time da Record.
Jovem e bastante requisitado pela multidão, mandava abraços e demonstrava um carinho bastante especial por todos. “É maravilhoso estar aqui, adoro os eventos do Força Jovem Universal, acho que é uma iniciativa bacana para mostrar aos jovens que usar drogas não é bom. E para você que está nessa vida, saiba que as drogas não estão com nada, devemos focar a nossa vida em Deus, nas coisas certas e não desviar do nosso caminho: hoje vamos dar um olé nas drogas!”, discursou.
Para o bispo Sérgio Correia, eventos assim são extremamente importantes, pois é do grupo Força Jovem que surgirão os futuros obreiros, pastores e bispos da Universal.
Ele, que já foi jogador profissional de futebol e viu muita coisa acontecer ao seu redor, entende bem o que é ser jovem e, hoje, como responsável dos obreiros da Universal, fez questão de participar da partida e dar sua colaboração.
Para um tetracampeão mundial de futebol pela Seleção Brasileira, dar um olé nas drogas é a melhor taça que se pode levantar? Sim, Zinho garante que dizer ‘não às drogas’, através de uma carreira bem-sucedida e feliz - como foi a sua - foi o melhor caminho pela qual se enveredou.
Diferentemente de alguns amigos seus de infância, que acabaram entrando para as drogas e, infelizmente – garante – até já morreram em consequência delas, Zinho afirma que eventos como esse, de conscientização, são extremamente válidos.
“Sinto-me muito feliz em poder participar, porque aqui temos pessoas que alcançaram destaque nas mais diversas carreiras, atores, apresentadores, eu – como jogador de futebol, esportista. Passar essa mensagem e dar um ‘olé nas drogas’ é muito importante. Graças a Deus eu segui o caminho do bem, inclusive, no futebol, consegui ser campeão do mundo, enfim, a mensagem é essa: é possível, sim, através do esporte, dos conceitos familiares, da fé, de Deus, alcançar uma vida boa, sem se enveredar por esse caminho, e, desta forma, constituirmos um mundo bem melhor”, disse.
Zinho (foto abaixo) jogou pelo time dos “Artistas da Record”, mas dessa vez não venceu o adversário. Ao menos nessa tarde.
Os “Amigos do Força Jovem” fizeram bonito: venceram por 8 x 4.
Ponto para o Força Jovem, ponto para os verdadeiros campeões que, ao final, foram os dois times, engajados numa luta e numa causa emergencial, afinal, os verdadeiros vitoriosos são aqueles que, de fato, driblam as drogas e as mandam para bem longe de seus lares.
Foi o que fizeram os presentes, as bandas de músicas e os cantores, as líderes de torcidas, a banda da Polícia Militar (que tocou o hino nacional), todos, de uma forma ou de outra, deram sua parcela de contribuição: os convidados, os amigos, os pastores, os bispos, os artistas, os parceiros, a juventude.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG