quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Em São Paulo, PRB quase dobra número de eleitos


Partido alcançou mais de 1,8 milhões de votos em todo o estado

São Paulo (SP) - Olhos ansiosos e fixados na tela de computadores e TVs; foi assim que militantes, assessores e candidatos de todo o estado de São Paulo permaneceram durante a apuração dos votos da eleição municipal, no domingo. Na capital paulista, o comitê de Celso Russomanno e a sede do PRB estadual receberam republicanos de todos os cantos, ansiosos pelos resultados das urnas.

Não foi desta vez que o PRB chegou ao 2º turno na capital paulista, mas sua atuação foi tão avassaladora que nas últimas semanas os jornais, revistas, emissoras de TV e rádio não noticiaram outra coisa que não fosse a boa colocação de Celso Russomanno nas pesquisas. Além disso, o PRB fez história ao lançar pela primeira vez um candidato à prefeitura da maior capital do País. Russomanno mexeu com as bases da política paulistana, ao tornar a disputa municipal mais acirrada e terminar com a polarização que existia entre PT e PSDB. Diferente das últimas eleições, até o momento da apuração ninguém sabia quais partidos iriam para o 2º turno.

Nesta eleição o PRB cresceu. No Brasil, foram eleitos 1.204 vereadores e 77 prefeitos, e no estado de São Paulo não foi muito diferente, o partido dobrou o número de prefeitos e quase dobrou o de vereadores. Na primeira eleição disputada pela legenda, em 2008, foram eleitos 77 vereadores e duas prefeitas em todo o estado. Já em 2012, o PRB elegeu 133 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos. O PRB alcançou um aumento significativo, chegando a 72,6% de crescimento no legislativo estadual.

Na capital paulista, o candidato Celso Russomanno chegou perto do 2º turno, ficando entre os três primeiros candidatos mais bem votados - foram 1,3 milhões de votos. Já a Câmara Municipal de São Paulo, que contava com apenas um representante republicano, o vereador Atílio Francisco, receberá em 2013 mais um vereador do PRB, Jean Madeira. Juntos, Jean e Atílio somaram 67.549 votos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, no caderno Poder de 9/10, "164 mil foram os votos para vereador na legenda do PRB; sigla foi a terceira mais escolhida em São Paulo". 

Fonte: PRB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG