sábado, 7 de julho de 2012

IURD em suas ações sociais

Abads, projeto "Ler e Escrever" e Fazenda Nova Canaã são apenas algumas delas


Da Redação / Foto: Divulgação
redacao@arcauniversal.com

Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) sempre demonstrou grande preocupação em desenvolver trabalhos sociais, com a intenção de amparar o seu próximo, em especial crianças e adolescentes, livrando-os dos caminhos adversos e oferecendo um futuro promissor diante da Palavra. Através dessa vontade, vários grupos foram criados ou acolhidos e, por meio da colaboração de voluntários e profissionais, ajudam pessoas com qualquer tipo de necessidade.

Entre os projetos amparados pela Igreja está a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), conhecida antigamente como Sociedade Pestalozzi de São Paulo, uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos). A Abads oferece programas e serviços especializados nas áreas de saúde, educação e capacitação profissional para crianças e jovens (de 0 a 22 anos) com deficiência intelectual, processo terapêutico e educacional aos autistas, e apoio ao deficiente intelectual adulto, que visa incentivar o exercício da cidadania, sob o paradigma da inclusão social.  

Ao longo de quase 6 décadas de existência, a instituição recebeu diversas premiações, entre elas o Prêmio TOP Qualidade Brasil, concedido pela excelência de qualidade em suas ações. A filosofia “pestaloziana” é de integração, isso quer dizer, é  aquela que  acolhe, ampara, mas que é diferente da inclusão social, que dá à pessoa com deficiência o direito de usufruir dos benefícios da cidadania.

Incentivo à leitura

Além dos trabalhos de inclusão social, a IURD realiza também o projeto “Ler e Escrever”, que desde a sua criação, em 1989, já atendeu gratuitamente milhares de alunos nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A iniciativa, que agora completa sua maioridade, foi tão bem-sucedida que ultrapassou fronteiras e países como Argentina, Angola, Moçambique e Portugal, também oferecem ajuda às pessoas.
O “Ler e Escrever” deve crescer ainda mais nos próximos anos. A expectativa de todos os envolvidos nesta iniciativa é de aumentar o número de turmas, além de continuar indo cada vez mais às feiras de livros e promover visitas em presídios, para que os detentos criem o hábito e prazer pela leitura. “Podemos avançar muito, pois trabalhamos com jovens e adultos. Os que têm mais idade enfrentam um pouco mais de dificuldade, mas há uma grande força de vontade. Essa iniciativa resgata a autoestima do ser humano. Hoje, nós temos idosos que foram alfabetizados pelos nossos professores e podem ler a Bíblia diariamente,  beneficiando-se da Palavra do Senhor”, destaca Mônica Santos, coordenadora do projeto.

Outra maneira de ajudar

A construção da Fazenda Nova Canaã (Projeto Nordeste), em Irecê, no interior da Bahia, em 1999, através do bispo Marcelo Crivella – autor do projeto –, mostra ao Brasil que com vontade e iniciativa é possível combater a desnutrição, promover a educação de qualidade e despertar potencialidades de meninos e meninas que, dia após dia, acompanham a luta de seus familiares pela sobrevivência. Apesar de o povo do Nordeste ser batalhador, que semeia a espera da chuva, é um povo sofrido, por conta dos longos períodos de estiagem.

O projeto tem sido a solução para as pessoas daquela região, pois, a partir dele, recebem educação (do pré-escolar à 4ª série), alimentação (são servidas mais de 700 refeições diárias), assistência médica e odontológica, esporte e lazer. Além de a criança contar com uma padaria e uma lavanderia que funcionam a pleno vapor. Nos seus mais de 500 hectares de extensão, irrigados por gotejamento, são produzidos milho, feijão, soja, cebola, abóbora, cenoura, beterraba, melancia, pinha, entre outras frutas e legumes.

A fazenda conta também com um rebanho leiteiro e a criação de porcos e galinhas para consumo interno. Os açudes garantem o peixe de cada dia: tilápias e carpas são criadas para enriquecer o cardápio, como mais uma fonte de proteína para as crianças. O projeto ainda gera mais de 180 empregos diretos. Com as doações está sendo possível ampliar as obras do local, fazer o acabamento da construção, que há muito tempo necessitava ser feito, além de um hotel especialmente projetado para receber, confortavelmente, milhares de pessoas a cada ano.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG