O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivellaassinou neste sábado (19), dois convênios com o Governo do Piauí para o desenvolvimento das atividades pesqueira e aquícola no estado. O primeiro visa fortalecer o setor pesqueiro no município de Cajueiro da Praia, com ampliação das condições para armazenamento e distribuição de pescados. O segundo tem como objetivo oferecer assistência técnica e capacitação em produção de peixes em tanques-rede e viveiros para aquicultores familiares.
Durante o evento, Crivella lembrou ainda a importância do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que oferece mais de R$ 4,1 bilhões em crédito e investimento para os pequenos produtores. “A presidenta Dilma tem uma preocupação especial com o pescador e com a pesca. Somos o país com maior reserva de água doce do mundo e um imenso litoral. Podemos e devemos produzir 20 milhões de toneladas de pescado por ano e de maneira sustentável. Nosso maior potencial são os grandes reservatórios das hidrelétricas onde podemos produzir até 100 toneladas por hectare de lâmina d’ água. Além disso o agricultor familiar pode incorporar no seu sistema produtivo o peixe. O Plano Safra tem recursos para isso”, disse Crivella. Na solenidade, o deputado federal, Gessivaldo Isaías (PRB/PI) ressaltou a importância destes convênios. “Eles são importantes para o pescador que vai para o alto mar ter um aproveitamento melhor do pescado”, afirmou.
Além de Parnaíba, Crivella visitou ainda o município de Luis Correia onde participou da entrega de cestas básicas para marisqueiras e pescadores carentes. Mais de duzentas famílias foram beneficiadas nas duas cidades.
Fonte: www.mpa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário