sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COPA DO NORDESTE 2013




Rivalidade que tem história

A partir deste fim de semana, Copa do Nordeste movimentará o futebol da Região

Começa neste fim de semana a décima edição da Copa do Nordeste. Dos três representantes pernambucanos, apenas o Salgueiro estreia no sábado. Já Sport e Santa Cruz começam a disputa no domingo e, dos grandes da Capital, o Náutico ficou fora por não ter chegado entre os três primeiros colocados do Campeonato Pernambucano, ano passado, que teve o Tricolor como campeão e o Rubro-negro como vice. A ausência alvirrubra será sentida, pois o clube é atualmente o único do Estado que irá disputar o Brasileiro da Série A em 2013.

Além dos pernambucanos, mais 13 equipes entrarão na disputa em busca do título. São eles: Bahia, Vitória e Feirense (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), CRB e ASA (Alagoas), América e ABC (Rio Grande do Norte), Campinense e Souza (Paraíba) e Itabaiana e Confiança (Sergipe). Sobre o regulamento, dois times de cada grupo passam à segunda fase. Na terceira, os clubes se enfrentam em duelos de mata-mata e quem passar vai para as finais.

Sobre a história, é bom lembrar que tudo começou em 1968, quando foi criado o Torneio Norte-Nordeste de Futebol. Na época, o Sport acabou sagrando-se campeão. No entanto, após a edição de 1976, somente em 1994 o Nordestão voltou a ser realizado e com o nome atual: Copa do Nordeste. O Leão da Ilha mais uma vez foi o campeão batendo o CRB na disputa de pênaltis (3x2), após um 0x0 no tempo normal.

Em 1997, o torneio, enfim, passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, nos dois primeiros anos, o campeão assegurava uma vaga na Copa Conmebol. Mas foi a partir de 2001 que o campeonato “ganhou corpo” com grandes disputas e clássicos com casa cheia. Isso só durou até 2004 quando, alegando falta de datas, a CBF cancelou a competição. Em 2010, ela voltou, mas, sem o apoio da entidade que rege o futebol nacional, não apresentou maiores atrativos com equipes como o Vitória usando boa parte dos atletas das divisões de base. Após mais de dois anos, precisamente em 13 de setembro do ano passado, a Copa do Nordeste voltou a fazer parte do calendário oficial brasileiro.

fonte: folha PE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG