domingo, 20 de maio de 2012

Lista dos campeões da temporada 2012 pelo futebol europeu

Em despedida de Del Piero, Napoli é quem faz a festa e leva a Copa da Itália

A festa estava pronta para Alessandro Del Piero. Em sua despedida com a camisa que eternizou nos últimos 19 anos, o atacante iniciou a decisão da Copa da Itália entre os titulares. Mas faltou combinar com o Napoli. Com uma atuação segura, a ex-equipe de Diego Maradona derrotou o Juventus, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Estádio Olímpico de Roma, e conquistou a Copa da Itália pela quarta vez - a última havia sido na temporada 1986/87, justamente com o ídolo argentino. Ambos os gols foram marcados no segundo tempo. Aos 17, Lavezzi foi mais rápido que Storari e acabou sofrendo o pênalti. Cavani cobrou no canto esquerdo do goleiro e abriu o placar. Os napolitanos fecharam o caixão aos 38, com Hamsik, em uma de suas marcas na temporada: o contra-ataque. O atacante Quagliarella complicou ainda mais a situação do Juve ao ser expulso no fim.

Montpellier confirma 1º título francês de sua história em jogo polêmico

O Montpellier entrou em campo neste domingo precisando apenas de um empate contra o já rebaixado Auxerre para sagrar-se campeão francês pela primeira vez em sua história. Foi mais dramático e mais demorado do que o esperado, mas o título foi confirmado com uma vitória por 2 a 1 após duas paralisações por causa de incidentes gerados pela torcida do Auxerre, que jogava em casa. A temporada 2011/2012 comprova o equilíbrio que há no Campeonato Francês. Nas últimas cinco temporadas, houve cinco campeões (Lyon, Bordeaux, Olympique, Lille e Montpellier). Na atual edição, o Montpellier lutou até a última rodada com o PSG, que voltou a ser uma potência nacional depois de ter sido comprado por um grupo de investidores do Qatar.

Académica vence Taça de Portugal e volta a festejar um título após 73 anos

O Académica de Coimbra venceu o Sporting por 1 a 0 neste domingo e sagrou-se campeão da Taça de Portugal pela segunda vez em sua história após 73 anos sem títulos. A primeira e até então única conquista de um torneio de elite do clube foi em 1939, na primeira edição da atual versão da competição. O título também garantiu a equipe na terceira fase da Liga Europa enquanto os lisboetas terão que jogar a fase inicial. O gol da partida foi marcado logo aos três minutos do primeiro tempo. Diogo Valente cruzou do lado esquerdo, ninguém da defesa do Sporting apareceu para afastar, e Marinho tocou de peixinho. O técnico Villas-Boas, ex-Chelsea e Porto, acompanhou o jogo das tribunas e festejou a conquista. O Sporting perdeu a oportunidade de igualar o Porto, que tem 16 títulos da Taça de Portugal. O Benfica tem 24 conquistas.

Com três brasucas no elenco, Cluj leva título romeno por antecipação

O Cluj conquistou na última sexta-feira o seu terceiro título do Campeonato Romeno ao vencer o clássico contra o Universitatea Cluj por 3 a 2. O time campeão tem três brasileiros: o defensor José Lionn, revelado pelo Ferroviário, do Ceará; o meia Rafael Bastos, que passou por Cruzeiro e Bahia; e o atacante Ronny Carlos, que atuou no Criciúma e América de Natal. A vitória no clássico de Cluj veio depois de uma virada emocionante. O Universitatea abriu vantagem de 2 a 0, mas Muresan, Sougou e o português Cadu, de penâlti, fizeram os gols da vitória que garantiu o título.

West Ham marca no fim, vence o Blackpool e volta à elite do Inglês

Durou apenas um ano a ausência do West Ham na elite do futebol inglês. Tradicional clube londrino, os Hammers derrotaram o Blackpool, por 2 a 1, neste sábado, em Wembley, e retornaram à Premier League através da última vaga da repescagem. O gol da classificação saiu aos 42 minutos do segundo tempo, com o português Ricardo Vaz Tê. Carlton Cole havia aberto o placar para o West Ham, enquanto Tom Ince, filho do ex-meia Paul Ince, igualou para os Tangerines, que também caíram com o rival na temporada 2010/2011. Apesar de disputada em dia de final da Liga dos Campeões - o Chelsea, de Londres, enfrenta o Bayern de Munique na Alemanha -, a partida contou com a presença de 78.523 pessoas. Vencedor, o West Ham se juntará a Southampton e Reading na elite, enquanto Wolverhampton, Blackburn e Bolton foram os rebaixados.

Torino retorna à Série A após 3 anos, e jogadores ficam quase nus na festa

Com uma rodada de antecipação, o Torino conseguiu garantir seu retorno à elite do Campeonato Italiano após três anos de ausência. Neste domingo, em jogo válido pela 41ª e penúltima rodada da Série B, a equipe de Turim derrotou o Modena por 2 a 0 e chegou aos 82 pontos, não podendo mais ser alcançada pelo Verona (77), terceiro colocado. O Pescara, que bateu o Sampdoria, por 3 a 1, foi aos 80 e também assegurou sua vaga na elite pela primeira vez desde 1992/1993. Campeão da Primeira Divisão em sete oportunidades, o Torino, que teve na década de 80 o brasileiro Junior como um dos seus grandes ídolos, venceu a partida no estádio Olímpico de Turim graças aos gols de Nnamdi Oduamadi e Giuseppe De Feudis.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG