quinta-feira, 17 de maio de 2012

Deputado Ossesio Silva lembra 124 anos da Abolição da Escravatura

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, pondo fim à escravidão no País. A data motivou o líder do PRB na Alepe, deputado Ossesio Silva a comentar a atuação de líderes abolicionistas como Joaquim Nabuco, patrono do Parlamento de Pernambuco, e José do Patrocínio. Os dois lutaram pelo fim do sistema escravocrata.

“O último domingo (13), foi uma data marcante. Há 124 anos, a princesa Isabel libertou a população negra. Entretanto, os negros brasileiros ainda sofrem consequências, a exemplo da discriminação e do preconceito. O racismo precisa ser combatido por meio do sistema educacional e da punição severa aos infratores”, ressaltou Silva, lembrando que, em 1880, foi criada, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, formada por políticos e intelectuais.

Em apartes, os deputados Adalto Santos (PSB), Luciano Siqueira (PCdoB), Tony Gel (DEM) e Cleiton Collins (PSC)parabenizaram o pronunciamento. Para Santos, "é necessário que os estudantes tenham consciência da importância da data". Siqueira lembrou que, ainda hoje, "pessoas são submetidas a trabalho escravo” . Gel, por sua vez, comentou que “a civilização brasileira deve muito à força da raça negra” e Collins classificou como “ vergonhoso o que aconteceu no período da escravidão".
Fonte: Alepe com informações da Ascom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG