quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saiba um pouco da história das negras que venceram o Miss Universo


Janelle 'Penny' Commissiong Chow (Port-of-Spain, 1953) é uma rainha da beleza trinitina, eleita Miss Universo 1977, em 16 de julho daquele ano, em Santo Domingo, República Dominicana. Ela foi a primeira negra a conquistar o título depois de 25 anos de existência do concurso.

Janelle deixou Trinidad e Tobago aos 13 anos, quando cursava a Bishop Anstey High School e migrou com sua família para os Estados Unidos, vivendo em Nova York por dez anos. Lá estudou moda no Fashion Institute of Technology, retornando à Port of Spain em 1976. No ano seguinte participou do Miss Trinidad e Tobago e foi eleita para representar o país no Miss Universo.

Em Santo Domingo, ela recebeu o prêmio de Miss Fotogenia dado pelos fotógrafos que cobrem o concurso, quatro dias antes da final. Popular com os aficcionados em Santo Domingo, mesmo assim ela nunca foi uma favorita. Mesmo assim, cativou o júri o suficiente para na noite de 16 de julho ser coroada como a primeira Miss Universo negra da história, transformando as ruas de Trinidad e Tobago num grande festa da população. Sua vitória fez a platéia aplaudir de pé o momento histórico e levou às lágrimas uma das juradas do concurso, a cantora negra norte-americana Dionne Warwick, que declarou que era "como se ela mesmo tivesse ganho".

Wendy Fitzwilliam é uma modelo de Trinidad e Tobago que venceu o concurso de Miss Universo no dia 12 de maio de 1998, em Honolulu (EUA). Ela derrotou outras 78 candidatas, entre elas a brasileira Michela Marchi que ficou com o sexto lugar. Ela se tornou a terceira Miss Universo a fazer a sua sucessora em seu país de origem na década de 90. O concurso de 1999, do qual saiu vencedora a representante de Botsuana Mpule Kwelagobe, foi realizado no dia 26 de maio na cidade de Chaguaramas.

Mpule Kwelagobe de Lobatse, de Botsuana, foi coroada Miss Universo em Maio de 1999 em Trinidad e Tobago. Ela foi a primeira mulher de Botsuana a representar este país no concurso, e a primeira africana negra a ganhá-lo, uma vez que Margaret Gardiner, da África do Sul, e Michelle McLean, da Namíbia, são brancas. Como Angela Visser, Mpule participou no concurso Miss Mundo (em 1997) em que não ganhou.

Leila Luliana da Costa Vieira Lopes (Província Benguela, 26 de fevereiro de 1986) é uma rainha da beleza angolana, eleita e coroada como Miss Angola 2011 em Luanda, no dia 18 de dezembro de 2010. Em 12 de setembro de 2011, foi coroada como Miss Universo 2011 em São Paulo.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG