sábado, 3 de setembro de 2011

PRB comemora seis anos de fundação com homenagem a José Alencar



Partido pretende dobrar o número de prefeitos e vereadores nas eleições do ano que vem

Com uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, mais de 400 militantes e filiados lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para comemorar o 6º aniversário do PRB (Partido Republicano Brasileiro), nesta segunda-feira (29).


Alencar, considerado pelos líderes do PRB como a maior estrela que o partido já teve, foi lembrado nos discursos do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, e dos líderes do PRB na Câmara, deputado Vitor Paulo (RJ), e no Senado, Marcelo Crivella (RJ).

Crivella, considerado por Marcos Pereira como o sucessor natural de Alencar no partido, lembrou que o ex-vice-presidente agiu de uma forma não natural na política à época da criação do partido, em 2005.

- Os políticos saem dos pequenos partidos para ir aos grandes. Alencar saiu de um grande partido para ir para um pequeno, colocando em risco sua vaga com vice do Lula. Ele dizia para mim que iríamos para um partido que iria crescer e dar muita alegria aos brasileiros. É por isso que digo que o PRB não veio para ser mais um, o PRB tem alma, espírito e exemplos.

O ex-vice-presidente também foi lembrado pela ministra Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais, que representou a presidente Dilma Rousseff no evento. Ideli destacou que foi o exemplo de Alencar que aproximou o governo do partido.

- O PRB sempre foi um partido aliado de primeira hora do governo. O ex-presidente José Alencar foi a base de sustentação dessa relação que perdura até hoje.


Eleições

Ao anunciar a posse de Joaquim Mauro da Silva como presidente da Fundação Republicana Brasileira, Marcos Pereira aproveitou para conclamar os militantes do partido a trabalharem pelo crescimento do PRB.

- No meu discurso de posse fiz uma promessa de viajar por todas as capitais do Brasil para dar continuidade ao belo trabalho desempenhado pelo deputado Vitor Paulo. Agora me compete fazer com que o crescimento desse partido continue pujante Brasil afora.

O presidente da legenda destacou que em sua primeira eleição municipal, o PRB elegeu 54 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 780 vereadores. Para o pleito do ano que vem, Marcos Pereira prometeu trabalhar para dobrar esse número.

- Não será fácil, mas não é impossível. Se juntos e unidos trabalharmos, com fé e afinco, conseguiremos. Nosso compromisso é com o povo brasileiro. E é para isso e foi por isso que José Alencar, Marcelo Crivella e Vitor Paulo trabalharam para criar esse partido.

Marcos Pereira ainda destacou a lição política que José Alencar deixou para o partido.

- As convicções políticas são como a virgindade: uma vez perdida, jamais é readquirida. Nós faremos o possível, até mesmo o que não estiver ao nosso alcance, para que essas convicções políticas sejam materializadas, para que o exemplo de Alencar seja mantido não somente hoje, mas amanhã e para todo o sempre.

História do partido

Idealizado em 2003, o PRB obteve registro definitivo concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 25 agosto de 2005, ainda sob o nome de PMR (Partido Municipalista Renovador).

Foi nesse mesmo ano que José Alencar ingressou no partido. Por sugestão dele, a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Além de um vice-presidente, o PRB ganhou em 2005 também um senador, com a ida de Marcelo Crivella para o partido.

Nas eleições do ano seguinte, o PRB compôs a chapa que reelegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicando Alencar à vaga de vice.

Alencar foi o segundo na hierarquia da República por oito anos. Além de ter exercido a Presidência durante quase 400 dias em que Lula estava viajando, Alencar foi um exemplo na luta contra o câncer. Diagnosticado com a doença em 1997, sua batalha durou até março deste ano, quando morreu.

Já em 2010, a bancada de deputados do partido aumentou consideravelmente, passando para oito na posse, mas indo para 12 após quatro suplentes assumirem a titularidade do mandato.

Entre os ideais do PRB, expostos em seu programa, estão “princípios básicos republicanos” como o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade.

O PRB defende ainda o direito ao trabalho como fonte de sobrevivência, à educação básica gratuita, a um sistema público de saúde eficiente e universal, o repúdio à guerra como forma de resolução de problemas entre as nações e a liberdade religiosa. O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE)também prestigiou a solenidade e destacou o crescimento do partido nesses últimos seis anos "O PRB vem mostrando a sua força no cenário político do país, tendo o reconhecimento não só das lideranças políticas, mas principalmente o reconhecimento do povo" ressaltou. 
Fonte: R7.com e com informações da assessoria. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG