segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rio Sirinhaém

Rio Sirinhaém
Rio Sirinhaém
Comprimento158 km
FozOceano Atlântico
Área da bacia2 090,64 km²
Afluentes
principais
Riachos Seco, Tanque de Piabas, Várzea Alegre e do Sangue, rios Amaraji, Camaragibe, Tapiruçu, Cuiambuca e Sibiró e Córrego Sabiá
País(es) Brasil
O Rio Sirinhaém é um rio que banha o sudeste do estado de Pernambuco, no Brasil. 

Localização 

Sua bacia, segundo a divisão hídrica governamental, corresponde à Unidade de Planejamento Hídrico UP4[1], e está situada nas geocoordenadas 08º 16’ 05” e 08º 44’ 50” de latitude sul, e 35º 01’ 00” e 35º 47’ 58” de longitude oeste na Cidade de Sirinhaém, limitando-se ao norte com a bacia do Rio Ipojuca (UP3) e diversas pequenas bacias de rios do Litoral, 3 - GL3 (UP16), ao sul com a bacia do Rio Una (UP 5) e o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos 4 - GL4 (UP17), a leste com o Oceano Atlântico e os grupos de bacias GL3 e GL4, e a oeste com a bacia do rio Una. 

Descrição 

O rio nasce no município de Camocim de São Félix, e sua extensão é de cerca de 158 quilômetros, com sentido noroeste-sudeste, sendo o principal curso de água da sua bacia. Atravessa ainda as sedes municipais de Cortês e Gameleira. Seus afluentes mais importantes são: na margem esquerda, os riachos do Sangue e os rios Amaraji - entre todos considerado o afluente mais importante - Camaragibe, Tapiruçu e Sibiró; e, na margem direita, os riachos Seco, Tanque de Piabas e Várzea Alegre, Córrego Sabiá e Rio Cuiambuca.

Topônimo "Sirinhaém" é um termo oriundo da língua tupi e significa "prato de siri", através da junção de siri (siri) e nha'em (prato) 

fonte: wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG