Por Carlos Geraldo de Oliveira
Água salgada em água potável!
Muito se ouve falar sobre a ‘’a pior seca dos últimos 30 anos’’. Na realidade não estamos mais enfrentando uma emergência, mas um estado de calamidade pública.
Estamos no sertão Pernambuco, e vemos que o problema da seca é mais profundo e degradante do que possamos imaginar. Em conversa com produtores, comerciantes e executivos: o reflexo da falta de água, que vai muito além das terras rachadas do Alto Sertão. A estiagem atingiu significativamente a economia das cidades e por conseguinte o país. Até mesmo o setor de automóveis sentiu o impacto. Muitos produtos estão sendo comprados fora do estado, como a batata inglesa e a cebola.
Fico entusiasmado com os investimentos destinados pela presidente Dilma ao nordeste, porém devem ser rigorosamente fiscalizados. Precisamos de uma motivação nacional.
Insisto nos recursos naturais que atendem aos princípios da sustentabilidade. Por exemplo, é possível transformar a água salgada em água potável, muitos países aderiram a este recurso, onde a água doce de rios e represas são escassas.
Mas a quem interessa que o povo sertanejo receba água?
fonte: blog do PRB de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário