terça-feira, 23 de julho de 2013

Universal na Espanha: determinação, sacrifícios e perseverança

Apesar das perseguições constantes que a Igreja tem de enfrentar, os avanços são vistos na vida daqueles que creem e se lançam na Palavra de Deus


Por Cinthia Meibach / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com

Imagine se você tivesse que sair do Brasil, País pacífico no cenário global - situação que o faz ficar fora da rota de atentados terroristas -, em direção a uma região que fala uma língua diferente da sua, com o objetivo exclusivo de anunciar as boas novas da Salvação. Ao chegar lá, você se depara com um povo assustado pelo terrorismo e prestes a sofrer profundamente o impacto da crise econômica mundial. Qual seria a sua reação?
A do pastor Walber Barboza, atual responsável pelo trabalho da Universal na Espanha, foi a de ensinar ao povo o caminho para buscar em Deus forças para mudar essa realidade. “Os atentados terroristas de fevereiro de 2004, na estação de trem de Madrid, fizeram o país entrar num processo de grandes mudanças, e numa crise política e social. Obviamente, todo começo demanda suas adaptações, mas a nossa disposição em servir a Deus nos foi dando forças para superar todos os obstáculos que foram se apresentando”, explica.

Desde 1990, a Universal está estabelecida no país famoso pelas touradas e pelo flamenco, onde conta com 27 igrejas e 34 núcleos de oração. Além das tradições, a Espanha também está se fazendo famosa por estatísticas bem desagradáveis. A exemplo dos dados divulgados pelo Observatório Europeu de Drogas e Toxicomanias (OEDT), que revela que este é o país da União Europeia com maior consumo de cocaína entre os adultos jovens, de 15 a 34 anos. Além disso, divórcios, desemprego e descrença nas instituições religiosas também têm predominado no dia a dia da sua população. Embora, este último, talvez nem seja considerado como um problema para os missionários da Universal, mas uma grande oportunidade para a pregação do Evangelho.

“Apesar de a Espanha se declarar um estado laico, a religião predominante é a católica, inclusive goza de benefícios exclusivos, que foram tratados diretamente com o Vaticano. Estes privilégios geram uma revolta na sociedade espanhola. Diante dessa indignação contra tais privilégios, o que mais escutamos dos espanhóis é a expressão: ‘Eu creio em Deus, mas não creio na Igreja’. Isso nos dá uma enorme possibilidade de evangelizar, pois o nosso discurso não é religioso, e isso já é um diferencial”, destaca o pastor Walber.

No campo social, a Universal também tem feito a diferença. Obreiros e evangelistas, que como o pastor faz questão de ressaltar, são os "braços" da igreja, visitam doentes nos hospitais, detentos nos presídios, realizam doação de sangue, distribuem alimentos e roupas aos menos favorecidos semanalmente, se mobilizam contra a violência feminina entre outras ações em favor do próximo. Tudo isso, em perfeita sintonia com as atividades do Brasil.
“É um enorme prazer saber que a Igreja é única, pois aqui as pessoas acompanham o trabalho do Brasil pelaIURD TV, assistimos todos os domingos às reuniões das 18h com o bispo Macedo, e cada vez mais vamos avançando contra o reino do mal.”

Avanços esses que não se limitam apenas à Universal como instituição, haja vista que em breve será construído o primeiro Cenáculo do Espírito Santo, em Madrid - uma obra de mais de 28 mil metros quadrados -, mas principalmente se multiplicam na vida de quem se entrega a essa fé sobrenatural.
Consequências da fé

O construtor espanhol Julián Fernández Cano é prova disso. Ele conta que vivia numa situação estável financeiramente, até sofrer uma perda que o fez sentir na pele a dor da humilhação.
“Tive meu edifício tomado pelo banco. Isso me arruinou totalmente. Tive que vender tudo que tinha, cheguei a viver de favor e a ter que pedir comida para os meus conhecidos. Não sabia o que fazer para sair daquela situação”, revela.
A porta da saída estava aberta. Ele a encontrou e não hesitou em passar por ela.
“Minha esposa ouviu o programa de rádio da Universal. Ela participou e colocou em prática os ensinamentos lá recebidos. Como consequência, logo encontrou um trabalho. Eu, ao ver a mudança que estava acontecendo na vida dela, sua maneira positiva de ver as coisas e a fé que passou a exercitar, também decidi participar dos encontros. Hoje, temos conquistado muito mais do que um dia perdi”, comemora, fazendo questão de citar suas propriedades: casas próprias, carros, terrenos e edifícios.

Mesmo tomando ciência de tantos benefícios que a presença da Igreja proporciona aos seus membros espanhóis, como não poderia ser diferente, a perseguição aos da fé também se faz presente. Porém, com a perseverança dos que não desistem, caem por terra, uma a uma.
“Sofremos muitas perseguições por parte dos meios de comunicação, que se uniram contra nós. Mas, graças a Deus, todas as ações legais contra esses veículos foram vencidas nos tribunais, obtendo o direito de retratação”, ressalta.
De fato, anunciar a Palavra de Deus mundo afora requer determinação, sacrifícios diários e perseverança, pois como o pastor Walber faz questão de concluir “a Obra de Deus é para quem tem vocação, pois o nosso sacrifício é total e permanente. Não há facilidades, nem garantias. A única coisa que nos recompensa é ver as pessoas conhecendo a Salvação.” 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG