sábado, 20 de julho de 2013

Opinião

Por Carlos Geraldo de Oliveira

A consciência e outros Jovens

Na euforia da Copa das Confederações, o Brasil não comentava os jogos de futebol e nem os gols de Neymar. Enquanto as esferas do poder se preparavam para o glamour mundial, os jovens se organizavam, no silêncio da injustiça, num lugar onde podiam de fato desabafar e ser ouvidos: as redes sociais.

Foi de forma inteligente que jovens foram às ruas com idéias suprapartidárias, e desabafaram democraticamente, suas insatisfações. Foram eles, os jovens, que moveram de seus sofás, milhares de famílias, dentro e fora do país, para atos de consciência. Foram ‘’outros jovens’’ que fizeram a diferença neste país em meados de junho de 2013; são estes jovens, que entrarão para história da educação deste país, nas gerações futuras.

Mas o que dizer de outros jovens, que dedicam suas vidas ao crime, justificados pela falta de oportunidade social? Que garantem a audiência em programas policiais todos os dias, e até põem fim a vida de milhares de famílias? É realmente complexo falar sobre isso, uma vez que no Brasil, a pobreza e a raça podem determinar a cadeia de muita gente inocente. Num país onde a violência é tida por muitos como um mercado lucrativo, quando é ela que rende grandes índices de audiência, e abre novos negócios todos os dias. Entrar nesse mérito é passar dias com dor de cabeça!

Um nobre, amigo meu, jovem, chamado Ossesio Silva, usufruindo de seu atual poder, criou uma lei belíssima no estado de Pernambuco: ‘’O Dia da Consciência Jovem’’. Achei brilhante a idéia de comemorar este dia, através de campanhas educativas que incentivam os jovens a cuidar do Meio Ambiente, a valorizar a família, respeitar o próximo, sonhar e acreditar num mundo sem drogas e sem violência. Palavras tidas como utópicas, mas que podem se tornar uma realidade brasileira.
Pequenos gestos, em pequenos grupos poderão ser impactantes em uma nação, onde a minoria fez a maioria nas ruas do Brasil.

Os efeitos da consciência de outros jovens poderão denunciar e até, transformar a mente velha e reacionária dos chefões do poder.

Vamos continuar caminhando, é claro, mas na direção certa.


fonte: blog do PRB de Pernambuco

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG