segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sexo inteligente

Descubra qual o segredo da intimidade do casal


Por Jaqueline Corrêa / Fotos: Renato Lelles
jaqueline.correa@arcauniversal.com


"O que é sexo?” O escritor e palestrante Renato Cardoso pergunta à plateia de mais de 7 mil pessoas presentes no Cenáculo da João Dias, em São Paulo, e para mais de 100 mil espalhadas pelo País, que assistem ao evento “Sexo em um casamento blindado – os segredos da intimidade do casal”, transmitido por videoconferência, neste sábado, 29.
A pergunta foi feita porque, na verdade, sexo vai muito além que dois corpos se relacionando. “É muito maior e sublime do que a maioria das pessoas entende”, ressalta ele.
Para se entender melhor, é necessário compreender o sentido espiritual do sexo.
Ainda na criação, quando homem e mulher foram criados e estavam sós na Terra, a primeira coisa que Deus falou ao casal foi: “Façam sexo!” Parece estranho Deus, um Ser espiritual e Criador de tudo, falar às suas criaturas que deveriam se relacionar sexualmente.
No entanto, se pararmos para raciocinar, veremos que é muito racional e propício o Seu pedido, visto que para que a Terra fosse povoada, seria necessária a procriação. E como povoar um lugar, se não pelo meio mais natural, o sexo? (Leia Gênesis 1:28)

Se Deus abençoou o sexo entre o casal no início da criação, abençoa também no casamento. “O casamento começava com o ato conjugal. Deus designou o sexo como o ato que iria consumar o casamento”, explica Renato. Então, era ali, na noite de núpcias, que se consumava o pacto, a aliança, entre as duas pessoas. "Porque o sexo tem o poder de unir as duas pessoas. No sexo há uma troca de emoções, de almas”, completa.
Mas, e quando o sexo é feito fora do casamento?
O que pode acontecer é um efeito contrário e, em vez de um casal ficar unido, acabar se separando. O problema está justamente na prioridade das coisas. Se a mulher cede a um homem, num relacionamento sem compromisso, é muito provável que ela fique esperando a ligação dele, enquanto ele já está pensando na próxima “aventura” com outras pessoas.
E se ela cede em vários relacionamentos que tem? “Quando ela tem relações fora do casamento, muitas vezes, associa o sexo com a rejeição. Porque se não for dentro de um compromisso, as expectativas dela são frustradas. Se ela tem muitas experiências antes do casamento, e se for dispensada pelo homem, haverá um dia em que passará a associar o sexo com nada. Para ela, o sexo passará a não significar mais nada”, destaca a também escritora e palestrante, Cristiane Cardoso.

A “porta da felicidade”
Nem é preciso realizar uma pesquisa para saber qual é um dos maiores interesses do homem na mulher. Sem titubear, Renato dispara: “É a 'portinha da felicidade'”, fazendo o público cair na risada.
Mais uma vez entra em cena a ordem das coisas e, consequentemente, o respeito. Porque “se a mulher se respeita, o homem vai ‘trabalhar’ para conseguir a chave dessa porta”, afirma.
E qual é a chave dessa porta?
“O coração.”
Ou seja, “no relacionamento sadio, o homem trabalha para conquistar a mulher”.
Porque, se dentro do casamento, o homem ignorar os sentimentos da esposa, o coração dela, e pensar apenas em si, como ele terá acesso à porta? Pode até ter, mas não será bom para ela.
Por outro lado, “a mulher também tem a chave para o homem. E o que ela quer do homem é o coração dele”, diz Cristiane. “Ela quer ter a certeza de que o coração dele é dela”, completa.
E se o casal usar a inteligência, notará que para um fazer o outro feliz é necessário que compreendam a prioridade das coisas. “Para o homem chegar à 'portinha', primeiro ele tem que passar pelo coração da mulher. E a chave para conquistar o coração dele é a 'portinha' dela”, afirma Cristiane.

É preciso que o casal saiba disso, porque “o sexo é a única coisa exclusiva ao casal”. O homem pode ter seus amigos, suas atividades, e a mulher também, mas “o sexo é o caminho para unir os dois”, ressalta Renato.
Ponto C – cérebro
Por isso a importância de homem e mulher conhecerem bem um ao outro para que, assim, os dois possam se satisfazer. Até porque, numa sociedade em que o sexo é bombardeado para todos os lados, estando presente no dia a dia, das capas de revista aos comercias de tevê, é fundamental o casal estar alinhado nessa questão, para não sofrer com essas influências externas.
Mas há quem sofra também com as influências internas: quando homem e mulher trazem à tona sentimentos e lembranças de relacionamentos anteriores, acarretando sérios problemas ao casamento.
Então, como se livrar de tudo isso?
“Reciclando a mente”, Renato responde. Tirando essas informações da cabeça e usando a imaginação sadia para com a esposa ou marido.
O Amor no casamento
Não foi por acaso que o tema da reunião foi o sexo no casamento. Se vivemos dias em que o sexo é o “papel de parede” – como define Renato – para tudo na sociedade, os casais cristãos também devem dar total atenção a essa área.
E para quem ainda é solteiro, como encontrar a pessoa que o fará realizado em todos os sentidos?
Cristiane responde: “Eu fui para o Altar. Sacrifiquei a Deus o que tinha de mais valioso, porque queria de Deus uma pessoa que me completasse.”
Mas, e quando já se tentou de tudo e o casamento continua em crise? Como superar as contendas bobas e viver de fato uma união feliz?
“Eu também fui para o Altar. Briguei com Deus, no Altar, porque estava cansado de viver um casamento em crise. Foram 12 anos vivendo assim, mas tudo mudou a partir dali”, destaca Renato.

Tanto Renato como Cristiane - autores do livro premiado "Casamento Blindado - o seu casamento à prova de divórcio" - venceram as crises no relacionamento no Altar. Ela, ao encontrar a pessoa amada a partir de um sacrifício. Ele, ao encontrar o ponto de partida para a restauração, numa luta com Deus. Ambos venceram, e agora estão prestes a completar 22 anos juntos, unidos e felizes. "Sem rotina!"
“Você pode ter tudo no seu casamento, mas se não tiver o Deus do Amor nele, é quase impossível que dê certo”, reitera Renato.
Porque o segredo da intimidade do casal consiste basicamente em duas coisas: que Deus esteja presente e que marido e mulher saibam que a razão do sexo existir é dar prazer à outra pessoa - um priorizando o prazer do outro.
O segredo você já sabe. Analise a sua vida e o seu casamento. E veja se não está na hora de partir para a luta rumo a uma mudança completa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG