sábado, 30 de março de 2013

Sirinhaém - história e turismo


O município de Sirinhaém está localizado no litoral sul do Estado de Pernambuco, faz fronteira com os municípios de Ipojuca e Rio Formoso. Seus principais pedidos turísticos são suas belas e extensas praias de águas tranquilas e cristalinas, especialmente indicadas para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho e a pesca. Uma de suas atrações mais visitadas pelos turistas são os passeios em barco que realizam até a Ilha de Santo Aleixo.

HISTORIA SIRINHAÉM

As origens de Sirinhaém remontam-se ao século XVII, época na qual, depois de vencer os índios Caetés que ocupavam toda a região, começa a povoar-se toda a zona sul do Estado de Pernambuco

No ano de 1614 cresce o povoado. Suas principais atividades eram a pesca e a agricultura, especialmente dedicada a cana-de-açúcar.

No ano de 1627 o povoado foi elevado a categoria de Vila, por Don Marcos de Noronha, recebendo o nome de Vila Formosa de Sirinhaém. Anos mais tarde, foi invadida pelos holandeses, que a saquearam e incendiaram motivando um período de crises no qual só recuperou-se no século XIX

No final do século XIX, ano de 1892, a Vila constituiu-se como Município Independente passando a denominar-se Sirinhaém. Mais tarde, no ano de 1895, foi elevado a categoria de cidade.

Hoje em dia o município de Sirinhaém é visitado por milhares de turistas durante todo o ano, que encontram em seus extensos areais de água tépida e tranquila, um lugar para praticar todo o tipo de esportes náuticos. Com um excelente clima e uma saborosa gastronomia, típica em frutos do mar, que são os seus maiores atrativos.

PASSEIO TURÍSTICO EM SIRINHAÉM

Prefeitura Municipal - Sirinhaém - A administração municipal de Sirinhaém está localizada no interior de um belo edifício situado na rua Sebastião Chaves.

Ilha de Santo Aleixo 

A Ilha de Santo Aleixo está localizada a 15 minutos em barco, da Praia de Barra de Sirinhaém. É um dos lugares mais frequentados pelos amantes do mergulho, em toda a zona é possível encontrar numerosas embarcações naufragadas. Tem uma extensão de 2.000 metros quadrados e ainda que pareça mentira esta ilha pode ser alugada.

Passeios em Barco 

Os passeios em barco são uma das atrações turísticas mais visitadas de todo o município de Sirinhaém. A praia da Barra de Sirinhaém é um dos lugares onde podemos desfrutar destes maravilhosos percursos marítimos, sendo um dos mais solicitados o que vai a bela Ilha de Santo Aleixo.

PRAIAS DE SIRINHAÉM

Praias 

O litoral de Sirinhaém estende-se ao longo de vários quilômetros, desde a Praia da Barra de Sirinhaém, ao sul da desembocadura do Rio Sirinhaém até a Praia de Guadalupe, a norte da desembocadura do Rio Formoso. São extensas praias repletas de coqueiros, caracterizadas por suas águas tranquilas e cristalinas, especialmente indicadas para a prática de esportes náuticos. Uma das mais freqüentadas por seus bons serviços é a praia da Barra de Sirinhaém.

Praia da Barra de Sirinhaém 

A praia de Sirinhaém é a mais urbanizada do município, principal ponto de partida até a Ilha de Santo Aleixo. Localizada na desembocadura do Rio Sirinhaém, caracteriza-se por suas águas tranquilas ideais para a prática de todo o tipo de esporte náutico. Na extensão do seu calçadão destacamos os bares e restaurantes onde podemos apreciar a deliciosa gastronomia da zona, especializada em produtos do mar.

Praia de Guaiamum 

A Praia de Guaiamum está localizada ao sul da Barra de Sirinhaém. Destacam-se as casas de veraneio situadas ao longo de sua enseada.

Praia da Gemela / A Ver o Mar

 A Praia da Gamela, conhecida também como 'A Ver o Mar', está situada ao sul da Praia de Guaiamum, no interior de sua enseada. Destacam as casas de veraneio.

Praia de Guadalupe 

A Praia de Guadalupe está localizada mais ao sul do município de Sirinhaém, a norte da desembocadura do Rio Formoso. Rodeada de coqueiros e com águas tranquilas ideais para os esportes náuticos, em especial o mergulho.

fonte: a-brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG