quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sirinhaém-PE

Sirinhaém é um município brasileiro do estado de Pernambuco, a cerca de 78 km de Recife. O território municipal abrangia vasta área, atingindo a atual estado de Alagoas, ao qual pertenciam os atuais municípios de Gamela e Palmares. O primeiro-ministro do Império Marquês de Olindanasceu nesta cidade no Engenho Antas, hoje Gameleira, assim como a primeira médica do Brasil.


História

povoação de Sirinhaém, que inicialmente era denominada Vila Formosa de Sirinhaém, data de 1614, quando moradores da região construíram ali uma capela dedicada a São Roque. Entre 1620 e 1621, foi construída uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição e a vila foi elevada à categoria de freguesia. A criação do município autônomo data de 3 de agosto de 1892.
O povoado nucleou-se às margens do Rio Sirinhaém a cerca de duas milhas do litoral e possuia um porto. Em 1627 foi elevado à categoria de vila e possuia cerca de 500 habitantes. Nesta época, a região contava com 12 a 13 engenhos e uma produção de açúcar relevante e de boa qualidade, que era escoada pelo porto.
Quando os holandeses ocuparam Pernambuco, após dominarem Recife e o norte, marcharam pelo sul e chegaram a Sirinhaém em 1632. Neste ano, cerca de 500 soldados e 100 marinheiros holandeses desembarcaram pelo rio Sirinhaém e invadiram, saquearam e queimaram o engenho de Romão Perez. O Capitão Mateus Gomes de Lemos e Albuquerque organizou uma resistência com cerca de 60 homens. Os holandeses se retiraram. Com a queda da Resistência no norte e em Recife, os holandeses planejavam a conquista do sul de Pernambuco para chegar à Bahia. As tropas luso-brasileiras resistiam a partir de três frentes: cerca de 450 homens compunham a resistência no Arraial (Velho) do Bom Jesus, 600 no Forte de Nazaré, e 300 em Sirinhaém. Sirinhaém foi um dos últimos redutos da resistência, que foi derrotada após Maurício de Nassau chegar a Pernambuco e organizar o ataque à vila.
Durante o domínio holandês, Sirinhaém foi um dos quatro distritos nos quais foi dividida a Capitania de Pernambuco: Olinda (a mais importante),Igarassu, Vila Formosa de Sirinhaém, e a quarta que tinha início em Sirinhaém e daí até o Rio São Francisco.
Em 1645, a região é reconquistada pela Companhia da Restauração, comandada pelo Capitão Paulo da Cunha Souto Maior, assistido por Vidal de Negreiros.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º35'27" sul e a uma longitude de 35º06'58" oeste, estando a uma altitude de 49 metros. Sua população estimada em 2004 era de 32.937 habitantes.
Possui uma área de 379 km², com as praias de Barra do Sirinhaém, Gamela, Praia do Gahiamum e Aver-o-Mar. Tem um convento construído em1645, contendo túmulos de princesas e nobres da época. Conta com os distritos de Santo AmaroIbiratinga e Barra do Sirinhaém. Seu comércio em geral e dado pela Usina Trapiche, uma das mais antigas do estado de Pernambuco.



  • Solo: Argiloso
  • Relevo: Forte ondulado
  • Vegetação: Floresta subperenifólia
  • Ocorrência mineral: Formação argilosa
  • Precipitação pluviométrica média anual: 2.537,7 milímetros
  • Meses chuvosos: Abril - Julho
  • Dia de feira: Sábado
  • Data de comemoração da emancipação política: 12 de junho, conforme Lei Estadual nº 100.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG