quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa 2010: agora só restam 8 seleções


Terminada a fase de oitavas de final, Mundial vai se afunilando, ao mesmo tempo em que a esperança na conquista do título aumenta para os classificados

Após o apito final da partida entre Espanha e Portugal, encerrou-se a fase de oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A competição, que vinha sendo criticada pela baixa qualidade técnica, mudou da água para o vinho. Foram oito jogos bem disputados, em que a média de gols por partida foi superior a da primeira fase – 2,75 contra 2,10.

No “sábado das zebras”, Uruguai e Gana entregaram as passagens de volta para casa aos sul-coreanos e norte-americanos, respectivamente. Em mais um duelo de azarões, as duas equipes vão lutar pela tão sonhada vaga na semifinal no dia 2 de julho, às 15h30 (horário de Brasília). Já no “domingo de gigantes”, infelizmente, as seleções que triunfaram, Alemanha e Argentina, entraram em campo com 12 jogadores, pois foram claramente beneficiadas pela arbitragem.

No jogo em que a Inglaterra perdeu para os alemães, o juiz uruguaio Jorge Larrionda e seus auxiliares foram os únicos que não viram a bola chutada por Frank Lampard entrar. Seria o gol de empate do “English Team”. A decisão de Larrionda atordoou os britânicos, que levaram mais dois gols – o placar final foi 4 a 1 para a Alemanha.

Já na partida entre Argentina e México, o árbitro italiano Roberto Rossetti deu uma “mano de Dios” (mão de Deus, em português - foi o nome dado ao lance em que Diego Maradona, atual técnico da equipe, fez um gol de mão contra a Inglaterra, na Copa de 1986) ao time sul-americano, após validar um gol de Tévez - o primeiro dos bicampeões mundiais no jogo - que estava claramente impedido. Antes da abertura do placar, os mexicanos atavam com mais perigo. A Argentina venceu por 3 a 1 e vai enfrentar a Alemanha nas quartas de final, no dia 3 de julho, às 11h (horário de Brasília).

No mesmo dia em que o Brasil atropelou o Chile por 3 a 0, garantindo de forma incontestável uma vaga entre os oito melhores do Mundial, a seleção de Dunga conheceu seu adversário no duelo marcado para a próxima sexta-feira (2): a Holanda. A “Laranja Mecânica” venceu sua quarta partida consecutiva na Copa ao despachar a surpreendente Eslováquia, que havia eliminado a tetracampeã Itália na primeira fase, por 2 a 1. Os holandeses querem a revanche das derrotas para os brasileiros em 94 e 98. O quinto jogo na caminhada do hexa começa às 11h (horário de Brasília).

E por fim, nesta terça-feira (29), foi definido o confronto entre Espanha e Paraguai, que vão medir forças no dia 3 de julho, às 15h30 (horário de Brasília). Os paraguaios chegaram pela primeira vez à fase de quartas ao eliminar o Japão nos pênaltis, por 5 a 3, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A “´Fúria Espanhola” conseguiu derrubar, de uma só vez, a retranca portuguesa e a desconfiança dos críticos, e agora segue firme na disputa pelo seu primeiro título mundial.

ESPANHA 1X0 PORTUGAL - COPA DO MUNDO 2010

PARAGUAI X JAPÃO - COPA DO MUNDO 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Amarildo esbanja confiança

O ex-jogador ao lado de alunos de uma escola de futebol no subúrbio do Rio, da qual é técnico

Campeão com a Seleção Brasileira na Copa de 1962, ex-atacante acredita no time do técnico Dunga

Amarildo Tavares Silveira, de 70 anos, é mais conhecido como Amarildo. Nascido em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), o ex-jogador e atual técnico de uma escolinha de futebol foi atacante (ponta-de-lança) da Seleção Brasileira. Era habilidoso, foi artilheiro e atuava mais pelo lado esquerdo do campo. “Eu tinha caráter forte, era raçudo”, observa, sem modéstia.

O ex-atacante dá aula numa escola de futebol para crianças em Manguinhos, no subúrbio do Rio de Janeiro. Para ele, Ronaldinho Gaúcho e Adriano “fizeram tudo para não ir à Copa”. Ele acredita que ambos têm qualidade, “mas o jogador profissional tem que ser bom dentro e fora do campo. Todos estão de olho nele. Tem que ser um exemplo para poder vestir a camisa de sua pátria”, ressalta, reforçando que o grupo escolhido pelo técnico Dunga poderá ser campeão do mundo na Copa da África este ano. “Estou confiante. Ganhamos a Copa das Confederações e tudo. São competições diferentes, mas a qualificação do time é a mesma.”

Quanto aos jogadores do Santos que estavam cotados para ir à Copa do Mundo na África, Neymar e Ganso, Amarildo crê que eles terão sorte no futuro: “Se eles fossem agora, poderiam se queimar. Existe o problema psicológico, que também conta. O Dunga tem acertado até agora. Tudo o que ele fez, deu certo.”

No Mundial de 1962, Amarildo foi muito importante ao substituir Pelé, que havia se contundido. “Nem cheguei a tremer quando substituí o Rei. Não pensava na responsabilidade”, confessa. O ex-atacante da seleção participou de quatro jogos e marcou três gols, contra a Espanha (dois) e a Tchecoslováquia (um), na fase final do torneio. “Meu estilo era de não dar facilidade aos defensores. Eles me marcavam e eu os marcava também, para eles não saírem jogando”, lembra, saudoso.

Em 1961/62, o ex-atacante jogou no Botafogo, onde foi bicampeão estadual. Jogou com Didi, Garrincha, Quarentinha e Zagallo (foto com a camisa alvinegra ao lado de Garrincha, à esquerda). Esse ataque foi considerado o melhor de todos os tempos do “Glorioso”. Em 1963, o ex-atacante foi negociado com o Milan, da Itália, onde fez sucesso, jogando até 1967. Jogou ainda na Fiorentina (de 1967 a 1971) e na Roma (de 1971 até 1972). Voltou ao Brasil em 1973 e atuou no Vasco, onde, no ano seguinte, encerrou a carreira.

Quase trocou o futebol pelo Exército

Por pouco Amarildo não jogou futebol. Após ter sido dispensado nos juvenis do Flamengo, resolveu servir ao Exército, mas o jogador Paulistinha o convenceu a fazer teste no Botafogo e ele foi aprovado.

No alvinegro carioca, fez 238 partidas e 135 gols. Recebeu o apelido de “Possesso”, depois da excelente participação na Copa do Mundo de 1962. “Foi o Nelson Rodrigues que me apelidou. Aceitei com muito prazer. Se alguém fizesse cara feia, eu fazia uma pior ainda. Muitas vezes fui expulso. Paguei um pouco por isso. Um preço bastante alto, até”, confessa. Pela Seleção Brasileira de Futebol fez 24 jogos, marcando 9 gols.

BRASIL 3X0 CHILE - COPA DO MUNDO 2010

HOLANDA 2X1 ESLOVÁQUIA - COPA DO MUNDO 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil vence Chile por 3x0 e enfrentará a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo


Com uma formação mais ofensiva, o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 nesta segunda-feira (28), no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo. Juan, Luís Fabiano e Robinho marcaram para a seleção, que garantiu uma vaga nas quartas de final do Mundial e irá enfrentar a Holanda.

Foi a nona vitória do Brasil nos últimos dez jogos contra os chilenos, mantendo a histórica freguesia dos rivais.

O Chile não ofereceu risco ao Brasil em momento algum do jogo. A superioridade brasileira era evidente desde o início. A proposta chilena de atacar deixou o time exposto e facilitou muito o trabalho da seleção brasileira, principalmente por Dunga ter optado por uma formação mais ofensiva. Com Elano e Felipe Melo machucados, Daniel Alves e Ramires foram seus substitutos, o que deu mais velocidade à equipe.

O primeiro lance de perigo aconteceu já aos 4min. Luís Fabiano recebeu em diagonal, invadiu a área e bateu cruzado para fora do gol. O Brasil continuou insistindo nas jogadas pelos lados e nas arrancadas de Kaká. Aos 21min, o meia conseguiu se livrar da marcação chilena em jogada individual, mas não conseguiu concluir.

O placar foi aberto aos 34min. Depois de cobrança de escanteio de Maicon, Juan subiu mais que todo mundo e testou para o fundo das redes. Com o controle da partida, não demorou para o Brasil ampliar, em bela jogada do ataque. Aos 37min, Robinho achou Kaká na entrada da área. O camisa 10 tocou de primeira para Luís Fabiano, que driblou o goleiro Bravo e fez o segundo da seleção. Depois disso, o time de Dunga apenas administrou a vantagem.

A segunda etapa começou mais morna, até que, aos 14min, em uma arrancada rápida de Ramires, o meia deixou Robinho na cara do gol. O camisa 11 apenas tirou do goleiro com categoria e marcou o terceiro do Brasil e seu oitavo em confrontos com o Chile. Com o gol, Robinho empatou com Pelé como o jogador que mais vezes marcou contra o adversário sul-americano.

O mesmo Robinho teve uma grande chance aos 28min. O atacante recebeu na linha de fundo, invadiu a área e bateu cruzado, para linda defesa do goleiro Bravo. A resposta chilena veio logo em seguida, quando Suazo bateu e Julio César fez boa defesa.

A partir daí, o Brasil diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado, com poucas chances ofensivas, como, por exemplo, uma bela jogada individual de Michel Bastos já nos acréscimos.. Dunga substituiu os pendurados Luís Fabiano e Kaká e colocou Nilmar e Kleberson. A última mudança, antes do apito final, foi a entrada de Gilberto no lugar de Robinho.

A parte negativa da vitória com sobra é que aos 26min, Ramires fez falta dura no meio de campo e recebeu o cartão amarelo. Como estava pendurado, ficará fora da disputa das quartas de final. Com o resultado, o Brasil enfrentará nas quartas de final, nesta sexta-feira (2), às 11h, a forte seleção da Holanda, que eliminou a Eslováquia ao vencer por 2 a 1, também nesta segunda-feira.

Alemanha e Argentina vencem e fazem duelo de campeões nas quartas-de-final


O domingo, dia 27, entra para a história do futebol mundial, como o dia que os árbitros deram uma mãozinha para as seleções da Alemanha e Argentina conquistarem sua vaga na próxima fase da Copa do Mundo da África do Sul. Agora alemães e argentinos se enfrentam nas quartas de final do mundial.

O estádio Free State Stadium, em Bloemfontein, foi o palco do maior clássico, até o momento, da Copa do Mundo da África do Sul. Alemanha e Inglaterra mediram forças em busca de uma vaga nas quartas de final.

Os alemães abriram o placar com Klose, aos 20 minutos da primeira etapa, e ampliaram aos 32 minutos com Podolski. Os ingleses descontaram cinco minutos depois com Upson e só não chegaram ao empate com Lampard porque o árbitro Jorge Larrionda não viu a bola quicar 33 centímetros, dentro do gol, depois do chute do camisa 8 tocar no travessão. Não houve repetição no telão do Free State Stadium, mas a sensação é de que todos os presentes viram que a bola entrou. Na saída para o intervalo, o ídolo David Beckham, que está auxiliando a comissão inglesa nesta copa, foi interpelar a arbitragem, mostrando com as mãos o quanto a bola havia entrado.

No segundo tempo a Alemanha se limitou a explorar os contragolpes e foi assim que matou o jogo. Aos 22 minutos, Lampard bateu falta na barreira, Terry tentou pegar a sobra e foi desarmado. Müller então fez lançamento longo para Podolski, na ponta esquerda, e tratou de cruzar o campo para receber de volta, na entrada da área. O camisa 13 soltou a bomba e James ainda tocou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.

Três minutos depois, em nova bola tomada na defesa, Klose lançou Özil. O camisa 8 avançou até dentro da área e rolou para Müller balançar mais uma vez a rede inglesa. Fim de jogo, 4 a 1 para a Alemanha e vaga nas quartas de final.

Já no Soccer City 84.337 torcedores viram o México ser incrivelmente prejudicado pelo árbitro Roberto Rosetti ao ignorar o impedimento claríssimo de Tevez, aos 26 minutos, no primeiro gol argentino. Depois de muita reclamação mexicana a bola voltou a rolar e a Argentina não demorou para ampliar.

Em nova falha, desta vez do zagueiro mexicano Osório, os argentinos chegaram ao seu segundo gol. Na entrada da área, o camisa 5 recebeu a bola sozinho, tranquilo, soberano, só ele e a Jabulani. Mesmo assim conseguiu se enrolar todo. Entregou o ouro para Higuaín, que, surpreso com o presente, invadiu a área e teve frieza para driblar o goleiro antes de fazer o segundo.

Na segunda etapa Tevez voltou a marcar. O ex-corintiano acertou uma bomba, de fora da área, no ângulo esquerdo de Perez e aos 7 minutos já definia o adversário da Alemanha nas quartas de finais. Hernández, aos 24 minutos, descontou para os mexicanos, mas não impediu a festa dos comandados de Maradona.

ARGENTINA 3X1 MÉXICO - COPA DO MUNDO 2010

ALEMANHA 4X1 INGLATERRA - COPA DO MUNDO 2010

GANA 2X1 ESTADOS UNIDOS - COPA DO MUNDO 2010

URUGUAI 2X1 CORÉIA DO SUL - COPA DO MUNDO 2010

sábado, 26 de junho de 2010

Campanha SOS Nordeste


As enchentes voltaram a provocar destruição, desta vez, no Nordeste. Somente em Alagoas, 26 municípios foram atingidos e muitos deles não existem mais; terão de ser reconstruídos. Já em Pernambuco, 54 cidades foram atingidas e arrasadas pelas fortes enxurradas. Pelo menos 30 delas estão em situação de emergência.

Diante disso, o “Instituto Ressoar” e a “Rede Record de Televisão” se uniram para ajudar as vítimas da tragédia. E se você quiser se juntar a esta equipe de solidariedade, contribua com qualquer quantia, diretamente nas agências do Banco Bradesco ou nos caixas automáticos, através da conta:

Banco Bradesco:
Agência: 922-9
Conta corrente: 5500-0

Abaixo estão os dados do Instituto Ressoar, caso queira fazer o depósito via DOC:

Instituto Record de Responsabilidade Social

CNPJ: 07.669.797/0001-63

Quem mora no exterior tem a opção de fazer transferências eletrônicas de até mil reais (R$ 1.000). E para outras formas de depósito você deve levar os dados da conta mais o código Swift do Bradesco no exterior:

Banco Bradesco – 237:
Agência: 0922-9
C/c: 5500-0

Instituto Record de Responsabilidade Social
CNPJ: 07.669.797/0001-63
código swift: BBDEBRSPSPO

Quem desejar doar colchonetes, roupas de cama e banho, material de higiene pessoal, fraldas, alimentos não perecíveis, leite em pó, roupas, sapatos, material de limpeza e água mineral, pode ser orientado pelo site da Defesa Civil sobre como encaminhar as doações. O endereço é www.defesacivil.gov.br
Locais que estão recebendo doações:

Em Maceió, Alagoas:

Tabuleiro dos Martins

1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM): Rodovia 316, Km 14, próximo á Polícia Rodoviária Federal - (82) 3315-2900 / 3315-2905.

Grupamento de Socorros de Emergência (GSE): Conjunto Senador Rui Palmeira, S/Nº - (82) 3315-2400.

Pajuçara

Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA): Avenida Dr. Antônio Gouveia, S/Nº, próximo ao Iate Clube Pajuçara - (82) 3315-9852.

Trapiche da Barra

Quartel do Comando Geral (QCG): Avenida Siqueira Campos, S/Nº, próximo à Pecuária - (82) 3315-2830.

Defesa Civil Estadual (CEDEC): Rua Lanevere Machado, 80, próximo à Pecuária - (82) 3315-2822 / 3315-2843.

Pontal
Grupamento de Salvamento Aquático (GSA): Avenida Assis Chateaubriand, S/Nº, próximo à Braskem - (82) 3315-2845.

No interior de Alagoas:

Maragogi

2º Grupamento de Bombeiros Militar: (82) 3296-2026 / 3296-2270.

Penedo

6º Grupamento de Bombeiros Militar: (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.

Arapiraca e Palmeira dos Índios

7º Grupamento de Bombeiros Militar: (82) 3522-2377 / (82) 34212695.

Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia

9° Grupamento de Bombeiros Militar (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223.


Em Recife, Pernambuco:

Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (IASC): Rua Imperial, 202, no bairro de São José.

Quadra Poliesportiva, bairro Derby - recebendo doações das 9h às 17h - (81) 3412-1311

Quartel Central do Corpo de Bombeiros: Avenida João de Barros 399, bairro Boa Vista - (81) 3182-9154

Prefeitura do Recife: Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife.


Outras cidades de Pernambuco:

Cabo de Santo Agostinho

Centros de referência em Assistência Social (Cras), em Ponte dos Carvalhos e do Cabo.

Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher - recolhimento pode ser requisitado pelos telefones - (81) 3521-6759 / (81) 3521-6718.

Ipojuca

Secretaria de Ação Social do Ipojuca. Sede: Rua João Pessoa, S/Nº – Ipojuca - (81) 8830-5007 e 3551-1114.

Gravatá

Secretaria de Ação Social e Praça da Matriz: Rua Francisco Bezerra de Carvalho, Centro - (81) 3563-9057 / 3563-9037.

Palmares

A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE): Rua Amaro Bezerra, 489, Derby -(81) 3423-0604 / 3423-9907 -

Veja galeria de fotos com imagens da destruição

SUÍÇA 0X0 HONDURAS - COPA DO MUNDO 2010


Quem esperava uma última rodada de tirar o fôlego no Grupo H da Copa do Mundo ficou bem decepcionado. Suíça e Honduras precisavam vencer para ainda ter chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Mas o que se viu no estádio Free State, em Bloemfontein, nesta sexta-feira, foram duas equipes resignadas e o empate em 0 a 0 eliminou as duas equipes. A partida pode ser descrita como uma verdadeira pelada. A Suíça terminou com 4 pontos, na terceira posição e Honduras segurou a lanterna com apenas um ponto.

*  Video: veja os melhores momentos

ESPANHA 2X1 CHILE - COPA DO MUNDO 2010

BRASIL 0X0 PORTUGAL - COPA DO MUNDO 2010

COSTA DO MARFIM 3X0 CORÉIA DO NORTE - COPA DO MUNDO 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bebeto confia na força da Seleção


Tetracampeão diz que Brasil será hexa com a "família Dunga"

O ex-jogador Bebeto poderia ter sido o herói da conquista do tetracampeonato mundial pelo Brasil. Bastaria que Roberto Baggio, da Itália, tivesse acertado aquele pênalti na final da Copa de 1994. O atacante bateria a última penalidade. Não foi assim. Mas, o que realmente valeu foi o título conquistado 24 anos depois do tri no México. Para ele, a união dos jogadores e comissão técnica será determinante para a conquista do hexacampeonato. Hoje, com passagem como técnico do América, do Rio de Janeiro, onde realizou uma campanha regular no último estadual, aguarda convite para voltar ao futebol. Enquanto isso, investe na carreira política, começando pela de vereador, cargo que pretende assumir caso seja eleito.

Você está confiante na campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo?

A “família Dunga”, como faço questão de chamar o grupo brasileiro, vai calar a boca de muita gente que anda criticando o trabalho do técnico. O grupo do Brasil é difícil, mas é bom para ver logo como a gente vai se sair. O nosso time é muito forte e tenho certeza de que vamos entrar com tudo. A união do grupo será determinante para a conquista do hexa.

Muitos criticam o excesso de volantes na Seleção. Você concorda com essa suposta preocupação defensiva?

Quando uma equipe é muito ofensiva, a defesa acaba sofrendo muito. Em 1994, o time era forte defensivamente e deu base para os atacantes lá na frente. A nossa defesa é a melhor do mundo, além de ser bem protegida pelo meio-campo. Isso transmite confiança e tranquilidade para os atacantes, como aconteceu comigo e o Romário em 94.

Muita gente criticou a ausência de alguns jogadores, como Neymar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Você concorda? Teria chamado algum destes atletas?

Eu teria levado Ganso e Ronaldinho Gaúcho. São jogadores extremamente habilidosos e poderiam fazer a diferença em qualquer partida. Porém, Dunga foi muito coerente em sua escolha. Ele levou todos os jogadores que estão com ele nestes três anos e meio. Não é fácil fechar com um grupo de jogadores. Não é fácil ter 100% da confiança de todos. Isso é muito mais difícil do que implementar um padrão tático e ter sucesso.

Chega a ser preocupante a presença de somente um craque no meio-campo, como é o caso do atacante Kaká, que volta de contusão e não está no melhor de sua forma física e técnica?

Preocupa, sim. É por isso que levaria o Ganso e o Ronaldinho Gaúcho, ou pelo menos um deles, para dar qualidade ao meio-campo. Estou olhando a parte técnica do grupo em relação à criatividade. Não questiono os 23 convocados. A convocação é acertada. Ele levou quem tem comprometimento com a seleção.

A Seleção Brasileira saiu do Brasil com uma certa desconfiança em relação aos torcedores e boa parte da imprensa. Isso prejudica o psicológico do atleta?

Sempre que isso aconteceu, fomos campeões. Eu vejo com bons olhos. O que realmente importa é que os caras sempre tremem quando encaram a amarelinha. Isso jamais ocorrerá com o nosso grupo, que tem jogadores experientes.

Quais as seleções você considera favoritas ao título?

Por tradição, Brasil, Itália, Alemanha e Argentina. Acredito também que Espanha e Portugal vão correr por fora, pois têm times fortes e com bom planejamento tático, além de jogadores de alto nível.

A conquista do tetracampeonato foi um sonho realizado?

Eu sempre sonhei que seria jogador de futebol e nunca desisti desse sonho. O caminho para o tetra não foi fácil. Superei muitos obstáculos. Conquistei meu espaço passo a passo com muita determinação. A carreira de jogador é curta demais e o atleta tem que aproveitar cada oportunidade. Tem que se cuidar e, principalmente, dar exemplo para crianças e adolescentes.

Qual o conselho que você daria para uma criança ou um adolescente que sonha ser jogador de futebol?

Tive vários amigos que jogaram comigo e não deslancharam na carreira. Hoje estão arrependidos por não terem estudado também. Valorizem seus pais e respeitem os professores. Eles só querem o bem de vocês. Assim como em todas as profissões, as grandes oportunidades, muitas vezes, só aparecem para poucos. Muita gente talentosa não tem espaço para mostrar o seu valor. Para ter chance é preciso aquele algo mais, além de muita dedicação e disciplina.

Você criou, com o Jorginho (auxiliar técnico do Dunga), o “Projeto Bola Pra Frente”, que é um bom exemplo do que o futebol é capaz de fazer para ressocializar crianças e adolescentes. Esse objetivo foi atingido?

Felizmente. Temos conquistado isso a cada dia. São 900 crianças e adolescentes, dos 6 aos 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, atendidas. O “Bola Pra Frente” oferece oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura e qualificação profissional.

JAPÃO 3X1 DINAMARCA - COPA DO MUNDO 2010

HOLANDA 2X1 CAMARÕES - COPA DO MUNDO 2010

ESLOVÁQUIA 3X2 ITÁLIA - COPA DO MUNDO 2010

PARAGUAI 0X0 NOVA ZELÂNDIA - COPA DO MUNDO 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portugal, a filial do Brasil no futebol


 Fora a enorme quantidade de brasileiros que atuam no país, seleção conta com três jogadores nascidos em terras tupiniquins. Cristiano Ronaldo quer vingar a derrota de 6 a 2 sofrida no último amistoso entre as equipes, em 2008

Aí vai um conselho para os jogadores bons de bola que não têm chances na Seleção Brasileira: tente a sorte em Portugal. Assim fizeram o paulista Deco, o alagoano Pepe e o baiano Liédson, que estão disputando a Copa do Mundo de 2010 pela seleção lusa. Os dois países vão medir forças no terceiro jogo da primeira fase do Mundial, no próximo dia 25, às 11h, em Durban, África do Sul. Os portugueses chegam à partida credenciados pela sonora goleada imposta à Coreia do Norte, por 7 a 0, na última segunda-feira, de olho na primeira colocação no Grupo G – os lusos somam quatro pontos, enquanto que o Brasil tem seis.

Será uma experiência um tanto desconfortável para os três atletas, principalmente no momento em que estiverem ouvindo o hino nacional vestindo as cores de outra nação. O meio-de-campo Deco, de 32 anos, atualmente no Chelsea, da Inglaterra, disputou a Copa passada, sob o comando do também brasileiro Luiz Felipe Scolari. Ele, inclusive, já marcou um gol contra o Brasil, em um amistoso vencido por Portugal, em 2003, pelo placar de 2 a 1. Tanto o meia quanto o zagueiro Pepe, de 27 anos, do Real Madrid, da Espanha, jogaram grande parte de suas carreiras no campeonato português. Pepe correu o risco de não disputar a competição, pois ficou seis meses longe dos gramados se recuperando de uma lesão no joelho direito.

Já o caso de Liédson, de 32 anos, é um tanto curioso, pois o atacante se naturalizou há menos de 1 ano, mais precisamente no dia 29 de agosto de 2009, por conta dos 6 anos de residência fixa em solo português, onde defende as cores do Sporting Lisboa desde 2003. Diferentemente de Deco e Pepe, que rumaram a Portugal ainda jovens e sem prestígio, o centroavante, nascido em Cairu, foi ídolo das duas maiores torcidas do Brasil: Flamengo e Corinthians.

No Rio, ele era conhecido como “Liedshow”, apelido que também foi adotado em São Paulo, devido aos muitos gols que marcou nas passagens meteóricas que teve em ambos os clubes. Depois de tanto esperar uma convocação para vestir a “amarelinha”, ele realizará o sonho de participar de uma Copa do Mundo trajando o uniforme lusitano, nas cores verde e vermelho.

Treinada por Carlos Queiroz, a seleção portuguesa conta ainda com dois “estrangeiros”, o atacante venezuelano Danny e o goleiro canadense Daniel Fernandes. A grande estrela da companhia é Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2008, e atleta mais caro da história do futebol – o Real Madrid pagou a astronômica cifra de 94 milhões de euros ao Manchester United, da Inglaterra, pelos direitos do craque, em 2009. O craque não esquece a goleada de 6 a 2 imposta pelo Brasil, em novembro de 2008, em Brasília. O desejo de dar o troco no time de Dunga é grande.

Os outros destaques de Portugal na Copa são o zagueiro Ricardo Carvalho, do Chelsea (Inglaterra), os meia Simão Sabrosa, do Atlético de Madrid (Espanha) e Raul Meireles, do Porto (Portugal), além do atacante Hugo Almeida, do Werder Bremen (Alemanha). Durante os treinos preparatórios, o time sofreu uma séria baixa, já que o meio-campo Nani, do Manchester United, lesionou o ombro e teve que ser cortado.

Falando em baixas, a Seleção Brasileira vai a campo sem Kaká e é praticamente certo que também não conte com Elano, que se machucou no jogo contra a Costa do Marfim. Julio Baptista deve entrar na vaga do camisa 10, enquanto que Ramires e Daniel Alves estão cotados para substituir o ex-jogador do Santos.

História nas Copas

Apesar de ter colonizado o Brasil, o futebol não chegou ao território tupiniquim através dos portugueses. O esporte desembarcou aqui por intermédio do paulistano Charles Miller, filho de pai britânico, em 1894. Mas por conta do idioma e dos laços entre as duas nações, o futebol luso é o maior importador de jogadores brasileiros – em 2009, 181 atletas se transferiram para as ligas portuguesas.

Diferentemente da Seleção Brasileira, que vai disputar seu 20º Mundial na edição de 2010, o selecionado luso se prepara para sua 5ª Copa do Mundo. Em compensação, na estreia, em 1966, os portugueses terminaram a competição em terceiro lugar, tendo eliminado, inclusive, o Brasil na primeira fase. Em uma partida marcada pela violência, quando o Rei Pelé teve que deixar o campo depois de tanto apanhar, o Brasil, que vinha de dois títulos mundiais seguidos (58 e 62), se despediu da Copa da Inglaterra com a derrota de 3 a 1 para os lusos, que eram liderados pelo excepcional atacante Eusébio, o Pantera Negra, artilheiro da competição com nove gols.

Eliminado ainda na fase de grupos em 86 e 2002, Portugal chegou novamente a uma semifinal de Mundial em 2006 – com Felipão como treinador –, mas acabou dando adeus ao sonho do título com a derrota de 2 a 1 para a França. Os lusos terminaram na quarta posição, após serem superados pelos alemães na disputa pelo terceiro lugar daquela Copa.

Definidos os classificados nos Grupos C e D

Alemanha, Gana, Estados Unidos e Inglaterra juntam-se a Uruguai, Argentina, México e Coreia do Sul no rol de times que já garantiram classificação às oitavas de final da Copa de 2010. No Grupo C, com um gol no último minuto, os norte-americanas venceram a Argélia, por 1 a 0, e garantiram o primeiro lugar na chave, empatados com cinco pontos com os ingleses – superados no saldo de gols –, que bateram a Eslovênia, também por 1 a 0.

Já no Grupo D, a Alemanha terminou a primeira fase como líder da chave, com seis pontos. Gana, que perdeu para os alemães por 1 a 0, ficou em segundo, com quatro pontos, e foi beneficiada pela vitória da Austrália sobre a Sérvia. As duas seleções “morreram abraçadas”.

Confira os confrontos já definidos pelas oitavas de final:

- Argentina x México, no dia 27, às 15h30

- Uruguai x Coreia do Sul, no dia 26, às 11h

- Estados Unidos x Gana, no dia 26, às 15h30

- Alemanha x Inglaterra, no dia 27, às 11h

ALEMANHA 1X0 GANA - COPA DO MUNDO 2010

AUSTRÁLIA 2X1 SÉRVIA - COPA DO MUNDO 2010

ESTADOS UNIDOS 1X0 ARGÉLIA - COPA DO MUNDO 2010

INGLATERRA 1X0 ESLOVÊNIA - COPA DO MUNDO 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Órgãos de AL e PE recebem doações para afetados pelas chuvas



Contas foram criadas para ajudar alagoanos e pernambucanos

Os transbordamentos de rios causados pelas chuvas da última semana em Alagoas e Pernambuco sensibilizaram a sociedade e o poder público dos dois Estados, que criaram meios de ajudar os afetados. Em Alagoas, todos os batalhões da Polícia Militar e os quartéis do Corpo de Bombeiros estão recebendo donativos. As unidades do Espaço Cidadão também recolhem ajuda. A Uneal (Universidade Federal de Alagoas) foi outra instituição a aderir e arrecadar água potável, alimentos não perecíveis, vestuário, cobertores e calçados.

Veja em vídeos a tragédia no Nordeste
Quem não estiver no Estado, mas quiser ajudar, o Corpo de Bombeiros criou duas contas. As doações em dinheiro podem ser feitas na conta corrente 5241-8 na agência 3557-2 do Banco do Brasil, ou na conta corrente 955-6 da agência 2735 da Caixa Econômica Federal.

Pernambuco também está recolhendo donativos para os afetados. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros recebem as doações em todas suas unidades da capital Recife. O prédio da Agência Estadual do Meio Ambiente também aceita água potável, alimentos não perecíveis, vestuário, cobertores e calçados.

Em Barreiros, uma das cidades mais afetadas no Estado junto com Água Preta, Correntes, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória e Cortês, a Polícia Rodoviária Federal recebe doações em dinheiro através da conta corrente 6070-4 da agência 0710-2 do Banco do Brasil.

Todas as doações de mantimentos, tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, arrecadadas por órgãos públicos ou entidades privadas, serão encaminhadas às defesas civis estaduais.

ARGENTINA 2X0 GRÉCIA - COPA DO MUNDO 2010

CORÉIA DO SUL 2X2 NIGÉRIA - COPA DO MUNDO 2010

ÁFRICA DO SUL 2X1 FRANÇA - COPA DO MUNDO 2010

URUGUAI 1X0 MÉXICO - COPA DO MUNDO 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Futebol show e vaga assegurada


Como era muito esperado, a Seleção Brasileira mostrou um futebol digno e deu um show para cima da Costa do Marfim. Jogando na tarde deste domingo, no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, o Brasil contou com um inspirado Luís Fabiano, que marcou dois gols, e venceu por 3 a 1, e conseguiu, de forma antecipada, a classificação às oitavas-de-final da Copa do Mundo, juntamente com a Holanda.

A Seleção Canarinho não fez um grande primeiro, principalmente na parte da criação, e precisou de um lance individual de Luís Fabiano para abrir o placar. Na segunda etapa, com um futebol bem mais solto, fez mais dois gols, e colocou os adversários na roda.

Com este resultado, o Brasil manteve o 100% de aproveitamento na Copa do Mundo, e chegou aos seis pontos, na liderança do Grupo G, garantindo sua classificação. A primeira posição pode ser confirmada na segunda-feira, caso a partida entre Portugal e Coréia do Norte termine empatada.

Ficha Técnica

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul
Público: 94.126 expectadores
Árbitro: Stephane Lannov-FRA
Cartões amarelos: Kaká (Brasil); Tiené, Tioté e Keita (Costa do Marfin).
Cartão vermelho: Kaká (Brasil)
Gols: Luís Fabiano 25'/1T e aos 6’/2T e Elano aos 16’/2T (Brasil); Drogba aos 33’/2T

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Costa do Marfim
Barry; Demel, KoloToure, Zokora, Tiene e Eboue (Romaric); Tiote, Yaya Toure e Kalou (Keita); Dindané (Gervinho) e Drogba.
Técnico: Sven-Göran Eriksson

ITÁLIA 1X1 NOVA ZELÂNDIA - COPA DO MUNDO 2010

PARAGUAI 2X0 ESLOVÁQUIA - COPA DO MUNDO 2010

CAMARÕES 1X2 DINAMARCA - COPA DO MUNDO 2010

GANA 1X1 AUSTRÁLIA - Copa do Mundo 2010

HOLANDA 1X0 JAPÃO - COPA DO MUNDO 2010

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil 2x1 Coréia do Norte - COPA DO MUNDO 2010



O Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1 e começou a Copa do Mundo de 2010 com uma vitória apertada. Depois de um primeiro tempo apático, com quase nenhuma chance de gol, a seleção brasileira achou no lado direito a solução de todos os problemas. Na primeira, Maicon recebeu belo passe de Elano e praticamente junto à linha de fundo abriu o placar. Pouco tempo depois, Robinho deu a bola para Elano, que aumentou a vantagem.

A vitória dá a chance ao Brasil de se classificar já na próxima rodada. Basta vencer a Costa do Marfim neste domingo e torcer para que a Coreia do Norte vença Portugal ou segure o empate. Assim, o time garantiria a classificação para as oitavas de final sem a necessidade de nenhum resultado contra Portugal. A igualdade garantiria, até mesmo, a liderança antecipada.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE

Local: Estádio Ellis Park, em Joanesburgo (África do Sul)
Data: 15 de junho de 2010, terça-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gabor Eros e Tibor Vamos (Ambos da Hungria)

Gols: Maicon, aos 07 min do 2º tempo, e Elano, aos 25 min do 2º tempo (BRA); Yun Nam, aos 44 minutos do 2º tempo

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Felipe Melo (Ramires), Michel Bastos, Elano (Daniel Alves), Gilberto Silva, Kaká (Nilmar), Luís Fabiano e Robinho

Coreia do Norte: Myong Guk, Jong Hyok, Jun Il, Nam Chol, Kwang Chon, Yun Nam, Tae Se, Yong Jog, In Guk (Kim Kum Il), Chol Jin e Yong Hak

Acompanhe Momento a Momento:
Primeiro Tempo

15h44 – Jogo Brasil X Coreia do Norte com 14 minutos do primeiro tempo, com muitos chutes a gol.

16h00 – 28 minutos – Maicon e Tae dividem bola. Pior para o coreano que corta o joelho esquerdo.

16:13 – 37 minutos – O estádio Ellis Park, em Joanesburgo, fica silencioso. Todos na expectativa de um lance certeiro do Brasil.

16h15 – 42 minutos – Em cruzamento na área coreana, a zaga asiática sobe mais alto e fica com a bola.

16h16 – 43 minutos – Rodinho bate cabeça com Kaká na entrada da área.

16h17 – Fim do primeiro tempo
Segundo Tempo

16h40 – 10 minutos – GOOOOOOOOOOOOOOOOL DO BRASIL!!!!!!! Maicon domina na linha de fundo, ameaça cruzar e bate de três dedos para o gol mesmo sem ângulo. A bola pega muito efeito e entra entre o goleiro e a trave.

16h48 – 18 minutos – Kaká dá passe para Luis Fabiano, que mata no peito e chuta por cima do travessão.

16h49 – 19 minutos – Chutes a gol: Brasil 4 x 2 Coreia do Norte.

16h57 – 26 minutos – GOOOOOOOOOOOOOOOOL DO BRASIL!!!!

17h03 – 32 minutos – Nilmar é a próxima atração no Brasil.

17h10 – 37 minutos – Ramires vai para o aquecimento.

17h14 – 39 minutos – Sai: Felipe Melo – Entra: Ramires

17h15 – 43 minutos – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DA COREIA DO NORTE!!!

Fim do Jogo – Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Portugal 0 x 0 Costa do Marfim - COPA DO MUNDO 2010

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia - Copa do Mundo 2010

sábado, 12 de junho de 2010

Mais que um dia dos namorados


Aproveite a data não só para trocar presentes, mas para trazer o romantismo de volta à relação

Não há como negar que o dia 12 de junho é uma data significativa para os apaixonados. Basta andar pelos shoppings para entrar no clima. Chocolate, ramo de flores, perfumes, roupas... há inúmeras opções para quem quer presentear a pessoa amada.

Para o comércio varejista, essa é a terceira melhor data do ano para faturar nas vendas, perdendo só para o Natal e para o Dia das Mães, além de aquecer a economia, uma vez que atinge consumidores de distintas idades e de renda.

Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), o preço médio dos presentes este ano subiu de R$ 55,00 para R$ 58,00. Muitos vão optar por pagar o presente à vista e os demais com cartão de crédito. Entre os presentes prediletos estão roupas e calçados, seguidos de perfumes e cosméticos.

Mas será que esta data faz diferença nos relacionamentos? E como anda o amor? Será que os relacionamentos andam muito superficiais? Numa época em que muitos não querem compromisso e optam por ficar solteiros, ou só “ficar’, o amor parece estar sendo colocado em xeque.

Segundo Cristiane Fiaux, psicóloga clínica mestre pela PUC-RJ, o amor anda muito banalizado. “O que parece é que pessoas hoje em dia não sabem mais o que é o amor, a paixão. Não querem saber de compromisso e não conseguem fazer laços afetivos. É preciso que as pessoas apostem mais nos relacionamentos e que haja mais respeito e cumplicidade. Também é importante que elas cuidem umas das outras para perceberem a importância que a outra tem”, disse.

Acerte na hora de presentear

O aposentado José Alves, de 62 anos, faz questão de todos os anos dar um presente à esposa Arlene de Oliveira, de 59. “No início, sempre errava e cismava em dar presentes domésticos, como ferros de passar roupa, potes de plástico e toalhas de mesa. Até que, com o tempo, percebi que esse tipo de presente não a agradava muito. Agora, dou roupas ou perfumes, já que ela não gosta de flores”, disse.

Segundo a psicóloga Cristiane, o Dia dos Namorados é uma data que vale a pena ser lembrada. “Comercial ou não, é uma data que tem significado para os namorados. Se a pessoa está em um relacionamento que curte e se deseja simbolizar esse amor através dessa data através de um presente, não há nenhum problema, lembrando, claro, para não cair nas armadilhas do comércio. O presente não pode vir no lugar do sentimento, pois ele é apenas uma representação do amor. Eu recebo muitas jovens na minha clínica que dizem que gostariam de receber uma carta do namorado. Ou seja, às vezes as coisas mais simples têm um valor sentimental tão grande quanto ganhar um presente”, comenta. Aproveite a data para trazer romantismo e prosperidade ao seu relacionamento, e tenha um feliz Dia dos Namorados!

Todos os sábados, às 19h, em uma Igreja Universal, você pode participar de uma reunião voltada a todos os namorados, e àqueles que almejam encontrar seu par ideal.

Nordestão 2010: Náutico 2x1 Ceará

URUGUAI 0X0 FRANÇA

África do Sul 1x1 México- Jogo de abertura da Copa 2010

sábado, 5 de junho de 2010

A Matemática de Relacionamentos

Em matemática aprendemos que 1+1=2, enquanto 1-1=0. Da mesma forma, os relacionamentos podem ou duplicar o seu valor ou reduzir-lhe para um zero. Como evitar tornar-se um zero?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG