quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portugal, a filial do Brasil no futebol


 Fora a enorme quantidade de brasileiros que atuam no país, seleção conta com três jogadores nascidos em terras tupiniquins. Cristiano Ronaldo quer vingar a derrota de 6 a 2 sofrida no último amistoso entre as equipes, em 2008

Aí vai um conselho para os jogadores bons de bola que não têm chances na Seleção Brasileira: tente a sorte em Portugal. Assim fizeram o paulista Deco, o alagoano Pepe e o baiano Liédson, que estão disputando a Copa do Mundo de 2010 pela seleção lusa. Os dois países vão medir forças no terceiro jogo da primeira fase do Mundial, no próximo dia 25, às 11h, em Durban, África do Sul. Os portugueses chegam à partida credenciados pela sonora goleada imposta à Coreia do Norte, por 7 a 0, na última segunda-feira, de olho na primeira colocação no Grupo G – os lusos somam quatro pontos, enquanto que o Brasil tem seis.

Será uma experiência um tanto desconfortável para os três atletas, principalmente no momento em que estiverem ouvindo o hino nacional vestindo as cores de outra nação. O meio-de-campo Deco, de 32 anos, atualmente no Chelsea, da Inglaterra, disputou a Copa passada, sob o comando do também brasileiro Luiz Felipe Scolari. Ele, inclusive, já marcou um gol contra o Brasil, em um amistoso vencido por Portugal, em 2003, pelo placar de 2 a 1. Tanto o meia quanto o zagueiro Pepe, de 27 anos, do Real Madrid, da Espanha, jogaram grande parte de suas carreiras no campeonato português. Pepe correu o risco de não disputar a competição, pois ficou seis meses longe dos gramados se recuperando de uma lesão no joelho direito.

Já o caso de Liédson, de 32 anos, é um tanto curioso, pois o atacante se naturalizou há menos de 1 ano, mais precisamente no dia 29 de agosto de 2009, por conta dos 6 anos de residência fixa em solo português, onde defende as cores do Sporting Lisboa desde 2003. Diferentemente de Deco e Pepe, que rumaram a Portugal ainda jovens e sem prestígio, o centroavante, nascido em Cairu, foi ídolo das duas maiores torcidas do Brasil: Flamengo e Corinthians.

No Rio, ele era conhecido como “Liedshow”, apelido que também foi adotado em São Paulo, devido aos muitos gols que marcou nas passagens meteóricas que teve em ambos os clubes. Depois de tanto esperar uma convocação para vestir a “amarelinha”, ele realizará o sonho de participar de uma Copa do Mundo trajando o uniforme lusitano, nas cores verde e vermelho.

Treinada por Carlos Queiroz, a seleção portuguesa conta ainda com dois “estrangeiros”, o atacante venezuelano Danny e o goleiro canadense Daniel Fernandes. A grande estrela da companhia é Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2008, e atleta mais caro da história do futebol – o Real Madrid pagou a astronômica cifra de 94 milhões de euros ao Manchester United, da Inglaterra, pelos direitos do craque, em 2009. O craque não esquece a goleada de 6 a 2 imposta pelo Brasil, em novembro de 2008, em Brasília. O desejo de dar o troco no time de Dunga é grande.

Os outros destaques de Portugal na Copa são o zagueiro Ricardo Carvalho, do Chelsea (Inglaterra), os meia Simão Sabrosa, do Atlético de Madrid (Espanha) e Raul Meireles, do Porto (Portugal), além do atacante Hugo Almeida, do Werder Bremen (Alemanha). Durante os treinos preparatórios, o time sofreu uma séria baixa, já que o meio-campo Nani, do Manchester United, lesionou o ombro e teve que ser cortado.

Falando em baixas, a Seleção Brasileira vai a campo sem Kaká e é praticamente certo que também não conte com Elano, que se machucou no jogo contra a Costa do Marfim. Julio Baptista deve entrar na vaga do camisa 10, enquanto que Ramires e Daniel Alves estão cotados para substituir o ex-jogador do Santos.

História nas Copas

Apesar de ter colonizado o Brasil, o futebol não chegou ao território tupiniquim através dos portugueses. O esporte desembarcou aqui por intermédio do paulistano Charles Miller, filho de pai britânico, em 1894. Mas por conta do idioma e dos laços entre as duas nações, o futebol luso é o maior importador de jogadores brasileiros – em 2009, 181 atletas se transferiram para as ligas portuguesas.

Diferentemente da Seleção Brasileira, que vai disputar seu 20º Mundial na edição de 2010, o selecionado luso se prepara para sua 5ª Copa do Mundo. Em compensação, na estreia, em 1966, os portugueses terminaram a competição em terceiro lugar, tendo eliminado, inclusive, o Brasil na primeira fase. Em uma partida marcada pela violência, quando o Rei Pelé teve que deixar o campo depois de tanto apanhar, o Brasil, que vinha de dois títulos mundiais seguidos (58 e 62), se despediu da Copa da Inglaterra com a derrota de 3 a 1 para os lusos, que eram liderados pelo excepcional atacante Eusébio, o Pantera Negra, artilheiro da competição com nove gols.

Eliminado ainda na fase de grupos em 86 e 2002, Portugal chegou novamente a uma semifinal de Mundial em 2006 – com Felipão como treinador –, mas acabou dando adeus ao sonho do título com a derrota de 2 a 1 para a França. Os lusos terminaram na quarta posição, após serem superados pelos alemães na disputa pelo terceiro lugar daquela Copa.

Definidos os classificados nos Grupos C e D

Alemanha, Gana, Estados Unidos e Inglaterra juntam-se a Uruguai, Argentina, México e Coreia do Sul no rol de times que já garantiram classificação às oitavas de final da Copa de 2010. No Grupo C, com um gol no último minuto, os norte-americanas venceram a Argélia, por 1 a 0, e garantiram o primeiro lugar na chave, empatados com cinco pontos com os ingleses – superados no saldo de gols –, que bateram a Eslovênia, também por 1 a 0.

Já no Grupo D, a Alemanha terminou a primeira fase como líder da chave, com seis pontos. Gana, que perdeu para os alemães por 1 a 0, ficou em segundo, com quatro pontos, e foi beneficiada pela vitória da Austrália sobre a Sérvia. As duas seleções “morreram abraçadas”.

Confira os confrontos já definidos pelas oitavas de final:

- Argentina x México, no dia 27, às 15h30

- Uruguai x Coreia do Sul, no dia 26, às 11h

- Estados Unidos x Gana, no dia 26, às 15h30

- Alemanha x Inglaterra, no dia 27, às 11h

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

O BRASIL É O QUE TEM MAIS JOGADORES NA COPA DO MUNDO

TRICOLOR disse...

portugal a nossa filial , o brasil é demais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG