sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uruguai vence Gana nos pênaltis e volta a uma semifinal de Copa


No jogo mais emocionante da Copa da África do Sul, o Uruguai se classificou para a semifinal ao vencer a seleção de Gana nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O resultado encerra o sonho africano de conseguir, no primeiro Mundial realizado no continente, a melhor classificação de um país na história da competição. Novamente entre os quatro melhores de uma Copa após 40 anos, a Celetes Olímpica vai buscar uma vaga na decisão contra a Holanda, que eliminou o brasil no primeiro jogo desta sexta-feira . A partida será terça, na Cidade do Cabo. As quartas de final terminam neste sábado com outros dois jogos: Alemanha x Argentina, às 11h, e Espanha x Paraguai, às 15h30. veja a fotogaleria do jogo
Gana teve a chance da classificação inédita no último minuto da partida, quando apareceu o primeiro herói uruguaio. Para evitar o gol da derrota, o atacante Suarez tirou a bola com a mão em cima da linha. Expulso, ainda caminhava para o vestiário na hora da cobrança de Gyan, e vibrou ao ver a bola bater no travessão e sair. O Uruguai ganhara a sobrevida das cobranças de pênalti. E aí surgiram os outros dois responsáveis pela vitória: o goleiro Muslera, que pegou as cobranças de Mensah e Adiyiah, e Loco Abreu, autor do pênalti que valeu a vaga. E com cavadinha, repetindo a cobrança que deu ao Botafogo o título carioca deste ano contra o Flamengo.

Gana marca no primeiro tempo, e Uruguai empata no segundo

O Uruguai dominou a primeira meia hora de jogo e deu a impressão de que faria valer sua maior experiência internacional. Mas Kingson brilhou nas conclusões de Suarez, Cavani e novamente Suares, aos 25, salvando com a ponta dos dedos um chute da entrada da área.

Mas Gana conseguiu se recuperar e, aos poucos, passou a mandar no jogo. Vorsah, aos 28, e Gyan, aos 30, quase abriram o placar. Aos 44, Boateng tentou a bicicleta, para fora. O gol ganês saiu aos 46 minutos: Muntari arriscou da intermediária e contou com a curva da Jabulani, que enganou Muslera e entrou no canto esquerdo.

Já sem o zagueiro Lugano, que saiu machucado no primeiro tempo, o técnico uruguaio Oscar Tabarez fez outra mudança no intervalo, trocando Fernandez por Lodeiro. A Celeste Olímpica voltou melhor para o segundo tempo e chegou ao empate aos nove, também com participação da polêmica bola da Copa: Forlán cobrou falta da entrada da área e Kingson foi enganado pela mudança de direção da Jabulani.

Emoção reservada para os últimos minutos

O gol recolocou o Uruguai na partida. E Suarez continuava sendo o mais perigoso da equipe, mas quando não errava o alvo, parava em Kingson. Apostando no bom momento da Celeste, Oscar Tábarez lançou o atacante Loco Abreu, no lugar de Cavani. E o Uruguai continuou pressionando em busca da virada, mas o jogo foi para a prorrogação.

Os ganeses tentaram repetir a tática que deu certo contra os Estados Unidos - quando marcaram logo aos três minutos do tempo extra - e recomeçaram o jogo no ataque. Aparentando melhor condicionamento físico, a seleção africana pressionou bastante, principalmente no segundo tempo. E a maior emoção do jogo ficou reservada para os últimos minutos. Aos 15, o atacante Suarez virou goleiro para impedir a eliminiação uruguaia, e teve a ousadia premiada pelo erro de Gyan.

A disputa foi para as penalidades máximas. Forlán abriu o placar para o Uruguai. Corajosamente, Gyan bateu o primeiro pênalti de Gana, de novo no alto, e empatou. Victorino, Appiah e Scotti também marcaram. Depois vieram três erros seguidos: Muslera pegou as cobranças de Mensah e Adiyiah, e Maxi Pereira isolou. Loco Abreu teve a bola da classificação nos pés e comprovou o apelido: o atacante alvinegro bateu com cavadinha e colocou o Uruguai na semifinal.

URUGUAI 1 (4) X (2) 1 GANA

Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (AFS)

Data/hora: 2/7/2010, às 15h30 (de Brasília)

Árbitro: Olegário Benquerença (POR)

Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e José Cardinal (POR)

Público:Cartões amarelos: Fucile, Arévalo, Pérez (URU); Pantsil, Sarpei, Mensah (GANA)

Cartão vermelho: Suárez, 15'/2ºT da prorrogação (URU)

Gols: Forlán, 10'/2°T (1-1); Muntari, 47'/1°T (0-1)

URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano (Scotti, 37'/1°T), Victorino e Fucile; Álvaro Fernández (Lodeiro, intervalo), Diego Pérez e Arévalo; Cavani (Loco Abreu, 30'/2°T), Forlán e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

GANA: Kingson, Vorsah, Pantsil, John Mensah e Sarpei; Annan, Inkoom (Appiah, 28'/2ºT) e Asamoah; Muntari (Adiyiah, 42'/2ºT), Prince Boateng e Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.


3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

VOU TORCE PRO URUGUAI AGORA TIRAR A HOLANDA E SER CAMPEÃO

OBREIRO DO RECIFE disse...

os uruguaios estão jogando com o coração e com raça

GRUPO JOVEM disse...

hoje os uruguaios tiveram sorte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG