quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ossesio Silva registra Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Com o objetivo de fomentar a consciência mundial, social e política e colocar fim aos maus-tratos cometidos contra a pessoa idosa, foi comemorado, ontem, o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A data ganhou destaque no discurso do deputado Ossesio Silva (PRB).

“É de extrema importância promover discussões que mudem a realidade desse segmento, em nosso País. Dentre os principais problemas enfrentados, estão a violência, física ou psicológica; além do abuso financeiro, quando o agressor tira dinheiro e bens da vítima”, pontuou.

De acordo com o parlamentar, 17 anos após a edição da Lei da Política Nacional do Idoso; e, oito anos depois de se implantar o Estatuto do Idoso, a adoção de práticas que garantam os direitos desse grupo ainda está em fase inicial.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, no Brasil, a população idosa tem crescido. Estima-se que, até 2020, sejam 40 milhões de pessoas acima dos 60 anos. A nação sul americana se tornará a sexta com mais idosos, em todo o mundo.

O republicano relatou percentuais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, mostrando que 63% das vítimas de agressão são mulheres e 45% têm entre 75 e 90 anos. Apenas 30% dos casos são notificados. No âmbito dos agressores, 50% se configuram filhos ou netos.

“A velhice é sinônimo de experiências, lutas e conquistas. Com certeza, é um referencial de aprendizado para todas as pessoas”, ponderou Silva, que, ainda, parabenizou a iniciativa da Prefeitura do Recife, em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco, que viabiliza o Projeto Caravana da Cidadania.

Outros setores também tiveram destaque, a exemplo da Defensoria Pública, entidades religiosas, Ministério Público, Delegacia do Idoso e o Conselho Estadual do Idoso – todos envolvidos na promoção de iniciativas em favor da classe.

Fonte: Alepe

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

concerteza deputado , essa data é muito importante para criar uma consciência mundial, social e política buscando acabar com a violência contra os idoso , parabéns bispo ossesio

patrícia disse...

ótima iniciativa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG