quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dilma cobra que 75 mil bolsas de estudo no exterior comecem a ser dadas neste semestre

Presidente admite que professores brasileiros não são premiados pelo trabalho

FABIO MOTTA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Na cerimônia, Dilma cumprimentou um por um os 504 alunos
 
A presidente Dilma Rousseff exigiu nesta terça-feira (21) que os ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, selecionem ainda neste semestre os primeiros nomes que irão receber algumas das 75 mil bolsas que o governo federal pretende distribuir para estudantes brasileiros em universidades internacionais. 

Em discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante premiação da 6ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Dilma cobrou publicamente seus ministros e disse que eles têm “obrigação” de acelerar os trabalhos.

- Os ministros [Fernando Haddad e Aloizio Mercadante] têm a obrigação de começar a seleção ainda para esse semestre. E não é de qualquer universidade internacional. Queremos que as nossas bolsas estejam nas melhores universidades do mundo.


O novo programa de bolsas do governo federal, lançado há alguns meses, pretende distribuir 75 mil bolsas no exterior para alunos brasileiros até 2014. Segundo a presidente, o projeto englobará cursos de graduação, com bolsas sanduíche, além de mestrado, doutorado e pós-doutorado.


- A seleção será feita por mérito. Vamos financiar, pagando estadia e bolsa-moradia para esses jovens.


A presidente citou como possíveis destinos dos bolsistas universidades nos Estados Unidos, Alemanha, França e em países emergentes, como a China.


Valorização do professor

Dilma também aproveitou para reforçar o compromisso com a valorização dos professores de escolas públicas no Brasil. No entanto, ela admitiu que a categoria não é premiada como merece. 


- Eu reitero o meu compromisso com a valorização do professor, sei a importância deles para a mudança de atitude em uma escola. Nós todos sabemos que os professores e os diretores das escolas públicas não estão sendo premiados constantemente, mas por trás de cada aluno há um professor ou diretor brasileiro. 


Na cerimônia, Dilma cumprimentou um por um os 504 alunos vencedores da Olimpíada e entregou pessoalmente as medalhas para os alunos tri, treta e pentacampões do campeonato brasileiro de matemática. 


Outros 900 alunos foram contemplados com a medalha de prata, e 1.800 com a medalha de bronze. Cerca de 30 mil alunos receberam um certificado de menção honrosa na competição. 


Nesta edição do prêmio, mais de 19,6 milhões de alunos se inscreveram em mais de 44.717 escolas publicas de 5.518 municípios. Esse número representa um recorde de participação no evento. 


As inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileita de Matemática foram encerradas no dia 3 de junho, com registro de 18 milhões de alunos inscritos. As provas da primeira fase acontecem no dia 16 de agosto de 2011.

Um comentário:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

ótima iniciativa Presidenta dilma

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG