terça-feira, 27 de julho de 2010

Notebook x netbook


A chegada dos netbooks ao mercado não causou tanto alarde como outros inventos tecnológicos, como o iPad (um pequeno computador, em formato de prancheta), da Apple, por exemplo. A partir de uma análise superficial, trata-se apenas de um notebook menor e com menos potência. Mas os netbooks podem ser um fator primordial no que diz respeito à inclusão digital no Brasil, já que custam a metade do preço da maioria dos modelos de notebook.

Com tamanho médio de 35 x 25 centímetros e pesando cerca de 1,4 quilo, esses aparelhos, conhecidos também como subnotebooks, estão ganhando cada vez mais adeptos, devido à praticidade. É muito mais cômodo e seguro transportar um netbook, seja em viagens ou no próprio dia a dia.

Como o próprio nome diz, o netbook é um computador voltado quase que exclusivamente ao acesso à internet. Além disso, funciona bem como editor de texto. Modelos mais avançados chegam a ter memória RAM de 2GB e HD com capacidade para 250 GB. Mas as configurações mais comuns têm 1GB de RAM e HD de 160 GB. O preço sugerido dessa versão é de R$ 950. Há modelos com telas que vão de sete a 11 polegadas.

Falamos das vantagens dos netbooks, sendo que as desvantagens, que vamos abordar agora, podem determinar a escolha por um notebook. Se o seu objetivo é somente navegar pela internet e escrever textos, não pense duas vezes: compre um netbook. Mas se você quer uma máquina para uso profissional, o notebook é a opção certa, já que possui todos os recursos de um desktop (computador de mesa).

Os netbooks têm apenas uma entrada USB, logo, não é possível a reprodução de CDs e DVDs. Outra desvantagem é o tamanho da tela, inadequado para quem trabalha com tratamento de fotos. Edição de vídeo e áudio só com fins amadores, já que o processador não suporta formatos em alta definição de som e imagem.

Os notebooks, também chamados de laptops, na verdade, estão ganhando a preferência do consumidor doméstico em relação aos desktops, já que podem ser transportados para qualquer lugar, ocupam menos espaço e ganham de goleada no quesito estética. O preço também está fazendo diferença: uma configuração de laptop de 3 GB de RAM, 320 GB de HD, processador de 2,1 Ghz e com tela de 14 polegadas custa, em média, R$ 1.900,00. Um desktop com capacidade similar custa pouco coisa menos.

2 comentários: