Largando na pole pela décima vez no ano, o jovem alemão Sebastian Vettel venceu o tumultuado Grande Prêmio de Abu Dhabi e conquistou o tão sonhado título de campeão mundial da Fórmula 1. Com a vitória, o alemão superou Lewis Hamilton e se tornou o campeão mais jovem da história da categoria.
Veja a trajetória de Vettel em fotos para ser o campeão da F-1
O título de Vettel fez jus ao esforço da Red Bull em não priorizar nenhum de seus pilotos durante o Mundial. Tal postura, que cegou a ser criticada pelo presidente da FIA, Jean Todt, foi uma resposta ao jogo de equipe da Ferrari, que ordenou que Massa desse a vitória para Alonso na 11ª corrida do ano, no GP da Alemanha.
Após uma largada tensa quando, logo na primeira curva, Schumacher e Liuzzi, da Force India, bateram e abandonaram a corrida, Vettel se manteve na liderança. O acidente fez com que o Safety Car, sem, no entanto, interferir nas posições dos pilotos.
Ultrapassado por Jenson Button na largada, Alonso ocupava a quarta colocação e mantinha postura cautelosa para garantir o tricampeonato. Porém, um erro estratégico dos rivais fez o título cair no colo de Vettel a partir da 12ª volta, quando Webber parou nos boxes, sendo acompanhado por Alonso na 16º.
Adversários diretos na luta pelo título, Webber e Alonso ficaram “engavetados” por Vitaly Petrov da Renault - que fez seu pit stop durante a bandeira amarela - perdendo muito tempo em relação aos demais pilotos.
Para complicar ainda mais a situação, Jenson Button atrasou ao máximo sua parada e parou nos boxes apenas na 40 º volta, retornando na quarta colocação e deixando Alonso e Webber ainda mais distantes.
Na 47ª, Robert Kubica, da Renault voltou dos boxes na sexta colocação, à frente de Alonso e Webber, selando a vitória e o título para o jovem piloto alemão.
Mais uma vez, os pilotos brasileiros não foram bem. Felipe Massa foi o melhor colocado, terminando na décima posição. Rubinho em 12º, Di Grassi em 18º e Bruno Senna em 19º completaram a participação dos brasileiros na temporada 2010 da fórmula.
Largada tumultuada
Logo que as luzes vermelhas se apagaram, Sebastian Vettel manteve a ponta, enquanto Jenson Button da McLaren ultrapassou Fernando Alonso e assumiu a terceira colocação.
Tudo ia bem até a primeira curva, quando Michael Schumacher e o companheiro de equipe Nico Rosberg se tocaram. Pior para o heptacampeão que rodou e foi atingido por Vitantonio Liuzzi, da Force India.
O acidente forçou a entrada do Safety Car, que permaneceu por 5 voltas. Durante este período, a maioria dos pilotos aproveitou para fazer as paradas obrigatórias nos boxes. Durante a relargada, na sexta volta, não houve nenhuma alteração de posições entre os pilotos.
Vice-líder do Mundial, Mark Webber comunicou problema com o aquecimento dos pneus traseiros e antecipou sua parada nos boxes para a 12ª volta. Alonso, que parou quatro voltas depois, quase foi ultrapassado pelo australiano, que vinha meio segundo atrás, com pneus novos e aquecidos.
Durante as paradas nos boxes, os pilotos que brigavam pela vitória tiveram que negociar passagens com os carros mais lentos até que as posições fossem restabelecidas.
Nesse contexto, a situação do ferrarista Alonso começou a se complicar na 22º volta. Depois de voltar dos boxes, Alonso ficou “engavetado” atrás de Vitaly Petrov em um ritmo inferior aos rivais. Vendo a título escapulir, o espanhol tentou uma ultrapassagem arriscada duas voltas depois e quase tocou o carro do adversário.
Disputando a vitória com Vettel, Lewis Hamilton fez sua parada na volta de número 24, sendo seguido pelo jovem alemão na volta seguinte. Porém, no retorno a pista, Hamilton teve o mesmo problema que Alonso, com o outro piloto da Renault, Robert Kubica.
Para complicar ainda mais a situação de Alonso, Jenson Button atrasou ao máximo sua parada e parou nos boxes apenas na 40 º volta, retornando na quarta colocação. Neste momento, Alonso e Webber ocupavam a oitava e nona colocação respectivamente.
Na 47ª, Robert Kubica voltou dos boxes na sexta colocação, à frente de Alonso e Webber selando a vitória e o título para o jovem piloto alemão.
Após o término da corrida, Alonso se mostrou impaciente com Petrov e chegou a bater boca com o russo, ainda dentro do carro.
o melhor piloto venceu
ResponderExcluiros que não fizeram jogo de equipe venceram
ResponderExcluirmais um piloto alemão campeão
ResponderExcluira f1 mostrou que está ganhando quem não faz jogo de equipe
ResponderExcluira briga foi boa , o alonso é bom mais o vettel mereceu
ResponderExcluirparabéns vettel
ResponderExcluir