▼
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Nobel da Paz pede que Dilma não use véu se visitar o Irã
Shirin Ebadi diz que Lula ignorou questão dos direitos humanos na República Islâmica
A Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi criticou neste domingo (14) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pediu à presidente eleita, Dilma Rousseff, que, caso visite o Irã, "não cubra a cabeça com um véu", para defender os direitos das mulheres.
- Todas as mulheres, muçulmanas ou não, que chegam ao Irã têm que cobrir a cabeça. Alguém tem que mostrar ao governo do Irã que essa lei não é correta.
Dilma, que substituirá Lula a partir do dia 1º de janeiro, não antecipou como serão suas relações com o Irã, mas disse que tem "uma posição bem intransigente" em relação à defesa dos direitos humanos.
Shirin também pediu à presidente eleita que converse com movimentos independentes de mulheres iranianas, "não só com as que estão no Parlamento", e criticou Lula por ignorar seus pedidos de defender os oprimidos pelo regime islâmico.
- Lula visitou Teerã, abraçou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, deu um beijo no rosto e foi embora. Parece que se esqueceu das pessoas que morrem e são presas no Irã.
A advogada e opositora iraniana lembrou o passado sindicalista do presidente Lula e disse que lhe enviou mensagens para que se reunisse com as famílias de trabalhadores iranianos presos pela relação com os sindicatos.
- Quando Lula esteve no Irã, Mansour Osanlou, um líder sindical como ele, já cumpria pena de cinco anos. A Organização Mundial do Trabalho pediu sua libertação, mas Lula ignorou.
Nos últimos anos, o Brasil estreitou relações com o Irã e defendeu seu direito de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos.
a dilma não vai usar não pós ela ama a liberdade
ResponderExcluirviva a democracia , não a repressão
ResponderExcluirviva a liberdade
ResponderExcluirdilma sempre lutou pela democracia
ResponderExcluirela lutou pela liberdade
ResponderExcluira liberdade e a democracia vão chegar no irã
ResponderExcluir