sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Lar, amargo lar"? Diga não a isso!

Surpreendente performance teatral de jovens da IURD inglesa causou grande impacto em filhos e pais

Da Redação / Fotos: VYG
redacao@arcauniversal.com


Era uma ensolarada tarde de sábado em Londres. Tudo fazia crer que ao ar livre estavam as boas opções para o final de semana na cosmopolita capital inglesa. Fazia sol, mas o Rainbow Theatre, sede da IURD da Inglaterra, foi praticamente atingido por uma enxurrada. Uma enxurrada de jovens e pais da vasta área metropolitana londrina.


Jovens ansiosos, adultos curiosos. Todos esperavam um evento propagandeado como imperdível. E esses milhares de pessoas que lotaram o Rainbow testemunharam um musical arrojado, sobre assuntos espantosos: drogas, adultério, violência, abusos, gangues e muito mais, de fazer a plateia ficar de queixos caídos. Era a peça “Home Bitter Home” (“Lar, Amargo Lar”, uma brincadeira com a expressão usual), realizada pelo Victory Youth Group (VYG), o equivalente à Força Jovem no Reino Unido.

Quando a história começou no palco, o público foi cativado pelo protagonista, Tyrell, e seguiu sua trajetória. Dinheiro era algo raro em casa, então, ele o procurou fora, em fontes nada dignas, o que só piorou sua situação, enchendo-o de dívidas no submundo. Como se isso não bastasse, a vida familiar era um verdadeiro inferno. O pai, um mentiroso, adúltero, traiçoeiro. A mãe, uma incauta. Dois ingredientes básicos para uma relação fadada ao fracasso, baseada em mentiras tão absurdas que volta e meia alguém da plateia se levantava e reagia, com visível indignação. “Não faça isso! Esse cara está mentindo descaradamente!”

Coube a Tyrell, em princípio sozinho e aparentemente impotente, tomar uma providência para fazer a diferença, reatando os laços daquela família. O personagem mostrou ao público que é possível a qualquer um em situação parecida ter esperança e lutar por um lar feliz.

O primeiro passo

Constantemente ameaçado de morte pelo próprio pai e cheio de pensamentos de suicídio. Assim cresceu o pastor brasileiro Miguel Lacerda, hoje líder nacional da VYG. Um lar amargo, portanto, é um termo até bem leve para descrever sua antiga vida. O musical ajudou jovens e pais a entenderem como seus lares poderiam ser transformados de amargos a felizes, com familiares bem integrados.


Quando a performance terminou, o pastor Miguel convidou jovens e pais a irem à frente do palco para uma oportunidade aparentemente simples: uma oração, justamente a atitude que Tyrell tomou para começar a mudar a realidade de sua família, o que qualquer um pode fazer. “Você deve dar o primeiro passo, começar de algum lugar. Por que não daqui?”, perguntou o pastor. “Algumas pessoas têm dificuldade em fazer uma simples oração, mas não veem problemas em tragar um cigarrinho de maconha ou dar uma ‘puladinha de cerca’, não é?”

A ação impactou bastante os presentes, e todos puderam ter uma imagem mais nítida sobre suas próprias famílias, a ponto de saberem, agora, dizer “não” a um lar amargo. Jason Owusu, do VYG, considerou que o musical “superou todas as expectativas, simplesmente arrasou, e pena para quem perdeu”. Para outra jovem do grupo, Michelle Fordah, “o evento foi, de longe, o melhor que o VYG já promoveu, e estou muito orgulhosa do elenco”.

Mas, como foi dito, nem só de jovens era formada a plateia. Kim Fukwa, uma das mães presentes, deu um depoimento que traduz a realidade de muitos pais: “Definitivamente, aprendi muito com a peça. Foi excelente. Aprendi a ter mais interesse por minha filha e sobre o tipo de amigos com quem ela anda. Os jovens passam por coisas bem difíceis, que eu simplesmente desconhecia. Só quero, agora, que minha filha saiba que eu estou aqui para ela, sempre.”

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE LINKS

ARQUIVO DO BLOG